02 JAN 2020
SEC. SAÚDE
Janeiro Branco, Saúde Mental em destaque

A equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde promove neste mês a campanha “Janeiro Branco”, por meio do projeto de lei de autoria de Gilson Haubert, quando então vereador e de um olhar cuidador do executivo municipal, o movimento é voltado a prevenção e a promoção da saúde mental dos munícipes.

Considerada a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, o Janeiro Branco nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos.

É preciso falar sobre Saúde Mental, convidando as pessoas a cuidarem de si e da saúde do próximo, contribuindo para um mundo com mais sentidos, mais harmonia e mais culturas saudáveis para as mentes, os corpos e as relações sociais de todos.

É preciso falar sobre Saúde Mental e sobre absolutamente tudo o que diz respeito às múltiplas dimensões da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições sociais.

É preciso falar sobre Saúde Mental e ensinar os indivíduos a pensarem sobre as condições pessoais, sociais, materiais, culturais, subjetivas e objetivas nas quais vivem, nas quais se relacionam e nas quais reproduzem as suas existências.

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1 – Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade;

2 – Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade;

3 – Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas;

4 – Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais;

5 – Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental e psicóloga, Valéska Walber, a equipe realizará diversas ações de psicoeducação e informação sobre a importância dos cuidados em saúde mental durante todo o mês. Serão minipalestras, panfletagens, informações em diferentes mídias e rodas de conversa abordando temas variados, alusivos à prevenção e cuidados com a saúde mental.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin