03 JAN 2020
SEC. AGRICULTURA
Feira do Produtor abraça desenvolvimento sustentável

A Feira do Produtor de Carazinho que após anos sem ser realizada, na atual administração por meio da Secretaria da Agricultura foi resgatada proporcionando aos produtores da agricultura familiar o incremento na sua renda e também à comunidade produtos frescos, orgânicos e de qualidade.

A organização, planejamento e o sucesso da Feira do Produtor de Carazinho, chamou a atenção dos municípios da região, incluindo da doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela UPF e pesquisadora, Leila Dal Moro, que considera a feira carazinhense destaque entre as demais cidades.

Nesse sentido, surgiu o projeto Conduzir, parceria entre prefeitura municipal, Feira do Produtor, Emater/RS e UPF PPGEng com o apoio das empresas Schuster & Medeiros e Construtora Senger. A iniciativa é um meio de contribuir para que Carazinho promova o desenvolvimento sustentável por meio da utilização de sacolas retornáveis na feira.

O secretário da Agricultura, Aldrin Keyser, convida toda a comunidade para participar da entrega das sacolas retornáveis aos produtores da feira, as quais serão comercializadas com um valor simbólico aos consumidores. A entrega acontece no dia 11 de janeiro durante a realização da Feira do Produtor na praça Albino Hillebrand.

Dentro dos diferenciais da Feira do Produtor, a doutoranda Leila destaca a diversidade de alimentos comercializados, interação dos produtores com os consumidores no local, produtos originários da agricultura urbana, consideração pelo produto local, empoderamento da mulher na atividade, valorização das agroindústrias do município, a diminuição do êxodo rural, além da renda e do cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin