31 JAN 2020
SEC. GERAL DO GOVERNO
Visitante em situação de rua se instala na praça

A praça Albino Hillebrandt recebeu na tarde de quinta-feira(30) um visitante inusitado que se estabeleceu no espaço público com uma barraca instalada próximo aos banheiros. Informada da situação a secretaria de Desenvolvimento Social imediatamente chamou as assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS que foram ao local verificar a situação, conversar com o cidadão que é cadeirante, e levar as devidas orientações.

Vitor Hugo Francia, tem 43, é da cidade de São Borja e, desde a morte da mãe em 10 de dezembro, decidiu por opção de vida viajar pelas cidades do estado. Há 13 anos ficou paraplégico devido a um tiro que levou na coluna. Mas nem mesmo a deficiência física o impediu de realizar seu sonho.

“Quero apenas levar uma vida livre. Sei dos meus direitos como deficiente e não quero problemas com ninguém, muito menos com a prefeitura. Já tive muito incomodo na vida, hoje quero paz. Não bebo mais, não fumo e não uso drogas. Permaneço uma semana em cada cidade ganho meu dinheirinho das pessoas que se solidarizam comigo e depois sigo para outro município. Estou vindo de Erechim e sexta vou de ônibus para outra cidade. Tenho passe livre “, conta.

Conforme as técnicas do CREAS, Vitor sobrevive também do salário mínimo que recebe do BPC – Benefício de Prestação Continuada para deficientes. Disse que escolheu a praça por ser um local público e ficar próximo ao banheiro. "Esclarecemos sobre os riscos de passar a noite na praça, que não é um local adequado e que o CREAS poderia auxiliar. Ele não quer nada, nem um tipo de auxilio e ressalta que vai ficar na praça”, disseram.

O município esta atento a situação de vulnerabilidade do visitante mas tomara as medidas necessárias.