27 FEV 2020
SEC. SAÚDE
Coronavírus é pauta de reunião

Embora ainda não haja casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (nCoV-2019) em Carazinho até esta quinta-feira (27), a administração municipal por meio da Secretaria da Saúde já está tomando medidas preventivas para o município.

Na tarde de hoje (27), o prefeito Milton Schmitz se reuniu com a secretária da Saúde, Anelise Almeida e os médicos Gustavo Espanhol e Darlan Lara, representando o Hospital de Caridade de Carazinho – HCC, além da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz.

Na ocasião, foram discutidas as medidas de prevenção e instruções sobre características e sintomas causados pelo vírus, a fim de orientar a população sobre os cuidados de higienização que devem ser tomados em locais públicos, levando em consideração, principalmente a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional e que atrai grande público do Brasil e exterior.

Na ocasião, a secretária Anelise entregou ao chefe do executivo o Plano de Contingência do coronavírus para Carazinho, que estará disponível em breve no site oficial da prefeitura.

Sintomas

Os sintomas da infecção pelo do novo coronavírus podem parecer como os de uma gripe ou resfriado, o que dificulta o diagnóstico, por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região onde foi o início da circulação deste novo vírus, a China, ou para outro país com histórico de circulação da doença, comunique aos profissionais de saúde.

Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.

Não há tratamento antiviral específico recomendado para a doença causada por este novo vírus. Mas as pessoas infectadas devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas e ficarem em isolamento domiciliar para evitar a transmissão.

Prevenções

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete líquido ou formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento

• Usar lenço descartável para higiene nasal

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir