13 ABR 2020
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC esclarece medidas adotadas para escolas e comunidades escolares

Com a necessidade imposta pelo momento atual, a Secretaria Municipal de Educação - SMEC iniciou um ciclo intenso de diálogos e reuniões para adotar medidas e orientações, de acordo com os decretos do governo municipal e estadual, para as escolas e comunidades escolares da rede municipal neste período de distanciamento social em decorrência da pandemia Covid-19.

A suspensão das aulas tem como objetivo garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais da educação, alunos e comunidade escolar diante da propagação do novo coronavírus.

Em relação ao calendário letivo de 2020, ficou definido pela Secretaria Municipal de Educação, podendo ser alterado considerando o posicionamento do Conselho Nacional de Educação – CNE, os seguintes critérios:

Em relação ao período de aulas suspensas:

➜ Ensino Fundamental: de 19/03/2020 a 03/04/2020 – 12 dias letivos

➜ Educação Infantil: de 20/03/2020 a 03/04/2020 – 11 dias letivos

Os dias letivos serão recuperados ao longo deste ano letivo.

➜ 06/04/2020 a 20/04/2020: 10 dias letivos, recesso escolar de julho antecipado, garantindo os direitos legais e reorganizando o calendário escolar.

➜ 22/04/2020 a 30/4/2020: 08 dias letivos, com a disponibilização de atividades domiciliares programadas, visando à interação entre professores e estudantes.

As atividades visam, nesse primeiro momento, a interação entre professores e estudantes e somente serão validadas para o cômputo das 800 horas anuais após normatização pelo Conselho Nacional de Educação (o qual até a presente data não se manifestou quanto a recuperação das aulas) e posteriormente pelo Conselho Municipal de Educação. Caso o período de suspensão das aulas seja prorrogado a partir de 30 de abril, continuam as atividades domiciliares programadas.

Em relação as atividades domiciliares, a Secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, explica que as equipes diretivas das escolas, juntamente com seu quadro de professores, deverão organizar atividades a serem encaminhadas às famílias de todos os estudantes da rede municipal, seguindo as orientações passadas em reunião na manhã desta segunda-feira (13). As escolas foram orientadas para que utilizem instrumentos de aprendizagem na preparação e envio das atividades para os alunos, tais como: plataformas remotas, como as do Google Education, grupos de WhatsApp, e-mail, atividades nos livros didáticos, cadernos, livros de literatura. Os alunos que não tiverem acesso às tecnologias poderão retirar as mesmas atividades impressas nas escolas, conforme cronograma organizado pela equipe diretiva.

A Secretária Sandra ainda destaca que, a SMEC reitera seu compromisso com a qualidade da educação e conta com a responsabilidade e comprometimento de cada profissional para superar esse momento. “Agradecemos a sua compreensão diante dessa situação tão nova, difícil e desafiadora para todos nós! Temos a certeza de que juntos conseguiremos atravessar esse momento ímpar. Parafraseando Cortella, continuemos fazendo o melhor possível nas condições que temos, enquanto não tivermos condições melhores”.