24 JUN 2020
SEC. GERAL DO GOVERNO
Com relaxamento da população, protocolos devem ser mais rígidos

Preocupada com o aumento significativo nos números de casos confirmados, internações hospitalares e suspeitos da Covid-19 nesta segunda quinzena de junho, a administração municipal promoveu durante a terça-feira (23) uma série de conversas com pastores e representantes do meio esportivo sobre a situação do coronavírus em Carazinho. O objetivo é reforçar as medidas de prevenção e distanciamento social para evitar a disseminação do vírus.

No início da tarde de ontem, em reunião no gabinete do prefeito Milton Schmitz, o Comitê de Combate ao Coronavírus passou a contar com a Brigada Militar, que reforçara as abordagens de fiscalização em conjunto com o Departamento de Trânsito, Setor de Fiscalização, Vigilância Sanitária e o Ministério Público e caso necessário, penalizará os infratores. Os estabelecimentos que não seguirem as medidas que constam nos decretos municipal e estadual, poderão ser notificados, multados e até mesmo, fechados temporariamente.

O Comitê de Combate ao Coronavírus de Carazinho, que se reúne semanalmente para discutir a situação no município e buscar alternativas para manter os números de casos sob controle, reforça que o momento é de aumento da curva de contágio, a qual se estenderá por cerca de três semanas. Por isso, orienta que a população fique em casa, se possível, mantenha e reforce as medidas de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos constante, uso de álcool em gel e principalmente, evite aglomerações e saídas desnecessárias.

Em relação as empresas e estabelecimentos comerciais, deve-se estar atento para o uso de EPI’s e as medidas de prevenção, além da importância em orientar clientes e funcionários sobre o distanciamento social.

No momento, Carazinho está com a bandeira laranja (risco médio), caso passe a ser bandeira vermelha, o município terá que seguir medidas mais restritivas e fechar as atividades não essenciais.

Ainda nesta quarta-feira (24), será divulgado um novo decreto contemplando as novas medidas de reforço.