11 JUL 2020
SEC. SAÚDE
Avanços na Saúde Pública

Na manhã de sexta-feira (10) a Sala 15, que funcionava modestamente junto ao prédio da antiga Secretaria da Saúde foi inaugurada com a denominação de Sala de Regulação em um amplo espaço na avenida Pátria.

O local está estruturado para proporcionar mais conforto a população que necessita do serviço e melhores condições de trabalho para a equipe de profissionais que atuam na operacionalização do atendimento.

Uma série de serviços oferecidos na rede pública é regulada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Sala de Regulação conhecida como Sala 15.

Ela ordena as solicitações de vários tipos de exames, consultas para especialidades, autorização para cirurgias e pacientes que necessitam de atendimento fora de Carazinho.

Como diz a secretária de Saúde, Anelise Almeida, a Sala de Regulação é o coração da secretaria e objetiva facilitar o acesso do paciente aos serviços de saúde.

Além do novo espaço, a Sala de Regulação conta com um importante avanço na área da saúde: a implantação do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS).

Com a informatização, a secretaria, possui agora, um controle do número de consultas, procedimentos clínicos, transportes de pacientes e receituários que são realizados durante o mês. Além disso, médicos e enfermeiros têm acesso aos prontuários clínicos e exames solicitados e realizados, qualificando ainda mais o atendimento ao paciente.

“Agora contamos com a estrutura que há muito tempo todos mereciam”, disse a secretária Anelise.

A coordenadora da Sala de Regulação, que há treze anos atua na área, Rosimari Menezes, salientou que o novo sistema informatizado evitará as longas filas agilizando o serviço. “Vamos dar o nosso melhor para os nossos pacientes”, afirma.

O médico regulador Carlos Roberto Muneroli reconhece que em trinta anos de funcionalismo público nunca viu um avanço tão grande na saúde do município.

Para o prefeito Milton Schmitz, o que está sendo feito é melhorar o ambiente de trabalho das pessoas e oferecer mais qualidade nos serviços e conforto a nossa população usuária da saúde pública.

“Sabemos do comprometimento das pessoas que trabalham na Saúde, uma área extremamente desafiadora. Estamos muito orgulhosos de nossas conquistas. Mudamos a “cara” da saúde de Carazinho”, disse o prefeito.