01 AGO 2020
SEC. GERAL DO GOVERNO
Monumento Bombeador será restaurado

O monumento mais importante de Carazinho, o gaúcho Bombeador, depois de muitos anos de espera receberá um tratamento digno de sua grandeza cultural.

Inaugurado em 24 de janeiro de 1969, por ocasião do aniversário do município, juntamente com a praça da Bandeiras, a obra do grande escultor gaúcho Vasco Prado, um dos mais importantes artistas do Brasil, por iniciativa do prefeito Milton Schmitz, será restaurada.

Com o passar dos anos, o monumento sofreu a ação implacável do tempo e também dos vândalos, passando uma imagem de descaso e desrespeito com um dos principais símbolos de Carazinho localizado na entrada do município.

Com o objetivo de resgatar a beleza do Bombeador e com o apoio da artista plástica Ilse Ana Piva Paim e demais pessoas ligadas a cultura, o governo municipal iniciou na manhã de sexta-feira (31) esse delicado trabalho.

Na ocasião, o monumento recebeu a equipe de restauradores de Caxias do Sul, Marlise Eberle Costella e Fernando Pozzer que vieram a convite da prefeitura ver a obra e analisar o restauro.

“O Bombeador é o nosso símbolo, ele marca toda uma trajetória de uma comunidade que acredita em novas oportunidades. Ele está nos protegendo na entrada da cidade. Uma obra de um dos maiores escultores que já tivemos no nosso estado precisa ser mantida.

Ela está ao relento, perdendo seu brilho e sua força. Precisamos valorizar a nossa cultura, porque um povo sem cultura é um povo sem memória, portanto sem valor. É de suma importância esse restauro, antes que venhamos a perder esse símbolo maior”, reconhece a artista.