12 DEZ 2020
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Covid-19 | Uma atenção especial

A Administração Municipal de Carazinho por meio da Secretaria da Saúde vem pedir a toda comunidade a colaboração nas medidas de distanciamento social possíveis neste momento, evitando locais de aglomerações, reuniões fora do pequeno núcleo familiar de convívio diário, o uso adequado e contínuo da máscara em todos os ambientes, sendo muito necessário o uso da máscara no ambiente de trabalho, a higienização das mãos e superfícies, evitar o compartilhamento de alimentos e bebidas.

O reforço neste pedido deve-se a situação agravada em relação ao número de casos positivos em nosso município. Estamos com mais de 500 (quinhentas) pessoas monitoradas no momento pela equipe, percebendo o agravamento do quadro dos pacientes com a necessidade de internação.

A CTI Covid-19 no HCC vem há dias operando com capacidade máxima, estamos com os 9 leitos ocupados, sendo que ontem dia 11 de dezembro, 5 pacientes de Carazinho e 4 de municípios da região, regulados pela Central de Leitos. Tivemos o aumento de ocupação de respiradores e também as internações nos leitos clínicos, podendo se necessário, receber pacientes de outros locais. É grande a preocupação com a lotação nos leitos Covid nos hospitais em Passo Fundo que são referência em caso de necessidade, e que está com superlotação no momento, não tendo como receber pacientes.

O município de Carazinho tem garantido a aplicação do protocolo de tratamento precoce para o não agravamento do quadro aos sintomáticos, e é importante que os usuários do SUS procurem o atendimento com brevidade ao apresentarem os sintomas de COVID-19 para que possam receber o atendimento da equipe.

É um momento delicado na saúde pública e precisamos da colaboração de todos, para que os profissionais consigam atuar de forma a atender a demanda de usuários.