20 FEV 2021
SEC. SAÚDE
Bandeira Preta, município em alerta

O RS atingiu um patamar de avanço em todos os indicadores monitorados pelo modelo de Distanciamento Controlado ainda não visto desde o início da pandemia de coronavírus. O mapa preliminar da 42ª rodada, divulgado na sexta-feira (19), trouxe 11 regiões em bandeira preta, incluindo a região de Passo Fundo, a qual Carazinho pertence.

A bandeira Preta significa nível altíssimo, o mais crítico no que diz respeito à velocidade de transmissão da doença e capacidade hospitalar.

A intenção da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns estados e em outros países.

No entanto, diante da gravidade da situação, o governo do Estado decretou a suspensão geral das atividades entre as 22h e às 5h, de 20 de fevereiro a 1º de março (inclusive).

As regiões em bandeira preta também podem aderir ao sistema de cogestão regional, no qual as associações regionais podem adotar PROTOCOLOS PRÓPRIOS, desde que não menos rígidos do que os da cor precedente, no caso de Carazinho, VERMELHA. Nesse caso, as regiões classificadas em bandeira preta podem adotar REGRAS até as de nível de vermelha.

O prefeito Milton Schmitz devido a gravidade da situação apontada pelo aumento significativo de casos da Covid-19 e a lotação de leitos clínicos e de CTI Covid no município e região, já assinou na manhã de sexta-feira (19), um novo decreto que restringe algumas atividades em Carazinho.