27 FEV 2021
SEC. SAÚDE
Novo decreto da Bandeira Preta segue ajustes do Governo do Estado

O novo decreto do Governo do Estado nº 55.771/2021 divulgado na noite de sexta-feira (27) ajusta os protocolos a serem cumpridos por alguns setores. Na manhã deste sábado (27), o prefeito Milton Schmitz assinou um novo decreto seguindo as mudanças. Confira as alterações:

➡️ Comércio não essencial

O comércio varejista e atacadista não essencial permite tele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido.

O comércio essencial pode funcionar com atendimento ao público até as 20h, quando deve fechar para atender a suspensão geral e temporária de atividades.

➡️ Construção civil

Obras de construção de edifícios, infraestrutura e serviços de construção podem operar com 75% dos trabalhadores.

➡️ Competições esportivas

As partidas de futebol profissional só poderão ser realizadas após as 20h. Como já havia sido definido anteriormente, segue vedada a presença de público.

➡️ Serviços domésticos

O novo decreto passa a permitir o trabalho de faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares, o que antes estava proibido na bandeira preta.

A partir de agora, os prestadores desses tipos de serviço doméstico poderão atuar, desde que respeitado o limite de até 50% de trabalhadores (sempre ao exceder quatro funcionários, no mínimo), além do uso obrigatório da máscara pelos empregados e empregadores durante a prestação do serviço, para proteção de ambos, além da necessária circulação de ar cruzada com as janelas abertas.

➡️ Missas e cultos

Templos religiosos vão poder funcionar com limite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pessoas.

Acesse o Decreto Municipal 023/2021: https://bit.ly/3syCMma.