12 MAR 2021
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Projeto Viva a Praça, uma parceria que transforma

Pensando em praças como espaços de transformação, em ambientes saudáveis apropriados ao lazer, entretenimento, esporte, convivência familiar e também, como espaço capaz de mudar, não apenas a paisagem urbana, mas a autoestima das pessoas no seu entorno, é que surgiu o projeto Viva a Praça!

A iniciativa é uma parceria entre o Governo Municipal por meio do gabinete da vice-prefeita Valéska Walber, secretaria de Planejamento, secretaria de Desenvolvimento e Ulbra Carazinho, com o fundamental apoio do prefeito Milton Schmitz e do deputado federal, Márcio Biolchi, que destinou ao projeto, um recurso parlamentar de R$ 1.500.000,00.

As primeiras ações estão sendo desenvolvidas de forma virtual, onde na noite de quinta-feira (11) uma live possibilitou a apresentação da ideia aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra.

Os alunos da disciplina Projeto de Paisagismo, ministrada pela professora Tita Piva, ficarão encarregados de desenvolver um pré-projeto de revitalização para, neste primeiro momento, 10 praças do município. Os trabalhos definidos serão executados pela secretaria de Planejamento.

Conforme a vice-prefeita, Valéska Walber, o Viva a Praça vem com a visão de promover a auto estima do cidadão carazinhense com espaços de convivência bem cuidados e acolhedores.

“É um projeto amplo que vai além do revitalizar. Trabalhamos com a ideia de que as pessoas gostando de conviver na a praça, venham também a ajudar a cuidá-la”, afirma Valéska.

Outro ponto importante, acordado com o prefeito Milton Schmitz, é que o Quiosque da praça Central será utilizado como uma Central de Projetos, onde os acadêmicos de Arquitetura juntamente com a professora Tita, terão um espaço especial para se encontrarem e desenvolverem suas ideias. Além disso, a comunidade também poderá deixar no local sugestões de como gostaria que as praças ficassem.

Na opinião do acadêmico Matheus Henrique Flores, o projeto é fundamental. “Para nós, como futuros profissionais da área de Arquitetura, é de grande valia, tanto pelo aprendizado quanto pela honra em poder estar colaborando para a sociedade a qual fazemos parte”, reconhece.

Participaram desse primeiro encontro a professora e diretora campus, Frankiele Oesterreich, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Karina Costa, secretária municipal de Planejamento, Vanderlise Girardello e os vereadores, Vanderlei Lopes e Daniel Weber.