18 MAR 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
AVA, aproximando alunos e professores

A pandemia direcionou a educação por novos caminhos, foi preciso reinventar e buscar formas diferentes de fazer a aprendizagem acontecer. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação - SMEC adaptou a prática através de atividades pedagógicas não presenciais de forma impressa, além de ferramentas como o WhatsApp e o canal de Youtube para comunicação e formação.

Mas neste ano, com a com a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA o Governo Municipal investiu ainda mais em tecnologias que possibilitem uma melhor interação entre alunos, pais e professores nesse período difícil de combate ao Covid-19.

Na opinião de alunos e pais que já estão convivendo com a plataforma mesmo que de forma experimental, já que as aulas permanecem paralisadas, fica claro de que o resultado será muito positivo.

EM SALA DE AULA MESMO EM CASA

Para Marttino Schneider Hübauer, de 12 anos, aluno do 7º ano na EMEF João Goulart, a plataforma AVA chega para melhorar o que segundo ele, já vinha sendo bom. Acredita que será uma forma mais participativa de aprender os conteúdos quando não estiver em aula presencial.

“Ainda estamos treinando, como as aulas não iniciaram o momento é de conhecer. Mas logo que as atividades reiniciarem poderemos ter contato virtual com a professora, tirar dúvidas, conversar com colegas. É uma forma diferente de se comunicar, estaremos mais próximos. Me sentirei em sala de aula mesmo em casa. Vai ser muito bom”, afirma Marttino, ressaltando ainda, o irmãozinho Martiniano de 3 anos da EMEI Esperança e a importância do apoio dos pais Marcia e Marcio que os auxiliam sempre que necessário.

VOU PODER VER MINHAS COLEGUINHAS

A pequena Mirella Trindade de cinco anos é uma das melhores alunas da EMEI Athaídes Conceição Osório. Comunicativa, alegre e dedicada, nunca deixou de fazer uma atividade solicitada pela professora Lisiara nesse período sem aulas presenciais.

Ela assiste com atenção aos vídeos enviados por WhatsApp vibrando com cada tarefa, sempre com o fundamental apoio dos pais Débora e Eleandro.

O que Mirella sente mesmo, é a falta dos coleguinhas, de poder conversar e brincar com eles. “ Gosto de participar e fazer tudo que a profª. Lisi pede mas queria também, estar junto com as minhas coleguinhas”, disse.

Mas se o momento ainda não permite esse contato, a plataforma AVA de Aprendizagem vai possibilitar a Mirella e a todas as crianças da Rede Municipal essa aproximação de forma virtual.

Para os pais da aluna, essa plataforma foi uma iniciativa importante pois vai oportunizar a retomada do vínculo com os colegas que foi cortado e também o contato com a professora que estará interagindo diretamente com os alunos.

“Poder visualizar as colegas, conversar com a professora em tempo real vai ser muito bom. Estamos satisfeitos com a ideia”, admite Débora.