19 MAR 2021
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Força-tarefa recolhe pneus que lotavam Ecoponto do município

O Departamento de Meio Ambiente – DEMA da Secretaria de Desenvolvimento realizou na manhã desta sexta-feira (19) a coleta dos pneus do Ecoponto, que estava com lotação máxima inviabilizando mais recebimentos nos últimos dias.

Em parceria com a secretaria de Obras, onde está localizado o Ecoponto, o DEMA entrou em contato com a empresa recicladora, Reciclanip, vinculada a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos do Brasil (ANIP), para fazer o recolhimento dos pneus. O secretário de Desenvolvimento, Charles Setti, explica que é obrigação da indústria, pelo sistema de logística reversa, dar destinação adequada aos pneus sem condições de uso.

A logística reversa de pneus evita o descarte irregular no meio ambiente, pois, essa rotina sustentável evita problemas causados pela disposição do pneu inservível sem reutilização. Assim, além de diminuir a poluição evita a exploração desmedida de recursos naturais.

Os pneus que se encontram no Ecoponto são descartados por borracharias e empresas do município que comercializam o material. De acordo com o diretor do DEMA, Aldrin Keyser, a força-tarefa que auxiliou no carregamento dos materiais contou também com o auxílio de colaboradores que usufruem do local.

Nas terças e quintas-feiras o Ecoponto está aberto para descarte de pneus durante o horário de funcionamento da secretaria de Obras.

Para onde vão os pneus?

Um pneu quando chega no fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração de onde os pneus serão encaminhados ao destino final.

Umas das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.