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MAR
23
23 MAR 2021
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Uma ação que vai além do assistencialismo
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O governo municipal por meio da secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, iniciou nesta terça-feira (23) a campanha “Não dê Esmola, dê Oportunidade – Sua Esmola alimenta uma falsa Esperança”, que objetiva conscientizar a população para a importância de mudar a cultura assistencialista de que oferecer esmola como um gesto solidário é uma atitude positiva.

Esta prática generosa, que aparentemente dá a sensação de “ajudar” o próximo, pode se tornar perigosa já que em muitas situações geram implicações negativas como aumento da marginalidade, criminalidade e sustento de vícios que fazem com que crianças, adolescentes e adultos permaneçam nas ruas.

Além de não ajudar, a prática de doar esmola também atrapalha o trabalho de profissionais e órgãos que tentam tirar as pessoas em situação de mendicância da rua.

Conforme a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz, o objetivo é possibilitar as pessoas que estão em situação de rua e mendicância a possibilidade de recomeçar, por meio de encaminhamentos para as políticas de Assistência Social.

“A sensibilização das pessoas, empresas e comércio local é de extrema importância. É preciso que se compreenda que o ato de “dar esmola”, que é feito com a melhor das intenções, não é a ajuda ideal”, disse Andréia.

Nesse sentido, o que se busca é encaminhar essas pessoas para atendimento, por profissionais capacitados, que promoverão oportunidades, através do exercício da cidadania, para que saiam dessa condição. “A adesão da população é fundamental para que a campanha alcance seus objetivos”, complementa a secretária.

Ações previstas

Nesta tarde, com o auxílio do Departamento Municipal de Trânsito - DMT, foram colocadas placas em lugares estratégicos da cidade com slogan da campanha.

• Buscar parceria com entidades empresarias ligadas ao Comércio, Indústria e Prestação de Serviços, para divulgação da campanha;

• Folders, cartazes e totem, informando os telefones de contato dos serviços da secretaria de Desenvolvimento Social que podem ser acionadas para encaminhamento dos usuários.

Fonte: Assessoria de Comunicação
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