Ir para o conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
29
29 MAR 2021
SEC. SAÚDE
Confecção de horta medicinal na ESF Oriental busca promover saúde e bem-estar

Visando promover hábitos saudáveis e levar mais qualidade de vida à população, a secretaria da Saúde em parceria com as secretarias de Obras e Agricultura está confeccionando um espaço para horta medicinal na ESF Oriental.

De acordo com a nutricionista, Marcelle Franco, a ideia surgiu a partir de uma demanda dos usuários. “Percebemos que muitas pessoas nunca cultivaram uma hortaliça ou desconheciam os benefícios de uma xícara de chá. Além disso, notamos que muitos encontram-se em insegurança alimentar não tendo acesso a certos alimentos como verduras e legumes”, explicou.

Foi a partir dessa necessidade, que a equipe iniciou essa ação com a elaboração da horta medicinal, a fim da prática do cultivo de hortaliças em casa, bem como do uso de ervas para diversas patologias e o fornecimento de um acesso seguro aos alimentos.

A implantação de hortas de plantas medicinais no município, obedece as diretrizes do Ministério da Saúde de práticas integrativas e complementares no SUS. As plantas medicinais são acessíveis a todos os públicos e são patrimônio cultural a ser preservado, porém não substituem os medicamentos.

Neste primeiro momento, a ESF Oriental teve a oportunidade de receber o projeto com o plantio de hortaliças da época e canteiros de ervas medicinais, mas o plano é dar continuidade na confecção da horta medicinal em um espaço na ESF Vila Rica, além de incentivar outras unidades de saúde do município. A ação contou com o apoio das estagiárias do curso de Nutrição da UPF, Gabriele Sausen e Natália De Rocco.

Marcelle ressalta que após a pandemia, a equipe tem a intenção de criar um grupo com usuários das ESF’s para que as hortas recebam a manutenção adequada.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 2.10.4 - 01/04/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia