02 JUL 2021
SEC. OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Vandalismo que ocasiona tragédia
O crescimento de um tipo inusitado de crime vem preocupando o município: o furto de grades de bocas de lobo em bueiros na ruas. Eles começaram há vários meses e podem ser fruto da ação de quadrilhas organizadas, que revendem o material a receptadores a preços abaixo de mercado. Conforme a secretaria de Obras mais de 130 grades, que pesam de 10 kg a 60 kg, foram levadas.

A prefeitura acredita assim como a policia civil, que as peças são furtadas a noite por grupos que revendem o metal em ferros-velhos e para compradores de sucata. Os crimes tem sido denunciados também pela população, que percebem a ausência das grades ao amanhecer.
A situação é grave e infelizmente ocasionou uma tragédia na noite de ontem com a morte de um ciclista devido a queda em um bueiro que teve a grade de proteção furtada. A secretaria de Obras tem buscado solução para o problema. Fez ocorrências sobre os furtos na delegacia de Polícia e conta também, com denúncias da população.

“ Somente na última semana foram furtadas 28 grades, e não é só em Carazinho, o problema é regional, muitos municípios vem passando por essa mesma situação e a Polícia Civil já vem investigando esses crimes. Não vamos sossegar enquanto não vermos essa quadrilha na cadeia”, disse o secretário Estevão De Loreno solidarizando-se também com a família enlutada.

Ele explicou ainda que o município já realizou duas licitações para contratação de empresa para substituir as grades por tampas de concreto nos bueiros, no entanto nenhuma compareceu. Será realizada uma terceira chamada pública.

O delegado Jader Ribeiro Duarte, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) falou que o número de registro de furtos de bens públicos se torna cada vez maior, a pedido do prefeito Milton Schmitz, as buscas estão sendo reforçadas nas últimas semanas.

“Recentemente solucionamos o furto de luminárias, estamos na investigação do furto de aparelhos de ar condicionado das unidades de saúde e das tampas de bocas de lobo, que infelizmente, acabou ocasionando uma tragédia”, disse o delegado.