22 JUL 2021
SEC. SAÚDE
Nova variante: população deve redobrar os cuidados contra a Covid-19

Os números de pacientes positivados e internações hospitalares da Covid-19 tem diminuído em razão da ampliação da vacinação no município, além dos esforços e cuidados de toda a população.

Na segunda-feira (19), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou os dois primeiros casos da variante Delta no Rio Grande do Sul, em moradores de Gramado. Diante disso, a secretaria municipal da Saúde alerta a população em relação às medidas de controle para evitar que a cepa indiana chegue ao município, pois sua transmissibilidade é 97% maior do que a versão original do vírus. É imprescindível seguir os seguintes cuidados:

• Uso de máscara (de preferência PFF2 em ambientes fechados)

• Higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão

• Revezamento em sala de lanches, manter distância dos demais colegas se estiver sem máscara

• Não compartilhamento de chimarrão

• Evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados

Variante Delta

A nova variante do coronavírus, classificada com uma variante de preocupação e mais contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi identificada pela primeira vez na Índia e já se espalhou para vários países. Ela causa sintomas específicos, um pouco diferente dos causados pela cepa original do vírus, confundindo-se algumas vezes com um resfriado leve e não apresentando perda de paladar ou olfato. Ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se aumenta o risco de reinfecção.

Alguns dos sintomas observados nos pacientes identificados com a variante Delta, foram: coriza, dor de garganta, dor na cabeça, nos músculos ou nas articulações, tosse e febre. Por isso, a orientação caso exista qualquer sintoma compatível, é procurar atendimento imediato, mantendo o isolamento até o resultado.

Quanto aos testes para detecção do vírus, não há nenhuma informação de que não tenham eficiência, por isso o município continua seguindo a orientação de que o antígeno ou RT-PCR seja realizado entre o 3º e 8º dia do início dos sintomas.

Em relação às vacinas, os estudos mostram eficácia a partir do momento em que a pessoa tenha completado a imunização, com as duas doses. Porém, ressalta-se que mesmo vacinados, todos devem manter os cuidados necessários, pois a contaminação ainda pode ocorrer, devido ao sistema imune nem sempre estar 100%.

Esclarecimento

Em Carazinho, o mês de maio foi totalmente atípico, com um total de 2.373 pessoas infectadas, com picos de 149 pessoas positivando em um único dia conforme o gráfico abaixo. Devido a este aumento, houve uma alta taxa de agravos que necessitaram de internações hospitalares. O mês de maio chegou a 145 internações em UTI, o que resultou um grande número de óbitos. Sendo que 19 óbitos ocorridos no mês de junho, foram reflexo do mês anterior, pois os pacientes estavam internados desde maio.

WhatsApp Image 2021-07-22 at 11.44.12

O estado tem realizado o sequenciamento genômico de amostras aleatórias de pacientes dos municípios para identificação de variantes. No final do mês de junho, em relatório, foi informado que a variante P1 do coronavírus estava circulando em Carazinho, o que ocasionou as altas taxas.

Segundo estudo, a P1 possui uma carga viral maior, comparada às outras variantes, o que não significa doença mais grave, mas que a transmissão é facilitada. Quanto mais vírus a pessoa está expelindo mais chances da outra pessoa ser infectada.