25 AGO 2021
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conferência Municipal de Assistência Social aborda construção de diretrizes para o aprimoramento do SUAS
A XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social de Carazinho, evento promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMASC e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi realizada na tarde desta quarta-feira (25) na Câmara Municipal de Vereadores e transmitida pelo facebook da prefeitura de Carazinho.

O objetivo do evento é avaliar a política de assistência social, construindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, visando a redução e os impactos das desigualdades sociais. Além disso, a conferência tem propósito de estimular a composição dos espaços da política de assistência social, tanto por gestores, trabalhadores do SUAS e principalmente dos usuários dos serviços vinculados à referida política, que tem como tema: “Assistência Social: Direito do Povo, e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Participaram da abertura do evento, o prefeito Milton Schmitz; secretária de Desenvolvimento Social interina, Aline Zirbes; presidente do CMASC, Débora Satre; o vice-presidente do CMASC, Gilvane Gonçalves Pedrolo; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Guimarães, vereador Alcindo Águia, além de representantes da secretaria de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.

Em seu pronunciamento, Aline Zirbes, ressaltou a necessidade deste momento, para discutir e avaliar a política de assistência social focada em seus usuários. “Queremos superar expectativas, atender a todos que nos procuram, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo. Precisamos estar mais sensibilizados e humanizados para trabalhar com essas pessoas e assim, realizar nossos serviços da melhor forma possível”, disse.

O prefeito Milton Schmitz falou sobre a importância do trabalho da assistência social e destacou as ações que tem acontecido durante a pandemia, onde as equipes não medem esforços para atender as famílias em vulnerabilidade social. “Esse trabalho é muito importante e com a realização deste momento, podem ser debatidas as reais necessidades e serviços que precisam ser implementados para um trabalho ainda mais efetivo”, salientou.

A programação do evento, além de discutir a realidade dos usuários da assistência social, direitos e demandas, a conferência contou com a palestra com da assistente social, Daniele Balestro. Também foram pautas, a Lei 14176 de 2021 – Beneficio de Prestação Continuada, PEC 32, além da apresentação das deliberações votadas e aprovação das moções apresentadas de cada eixo.