02 SET 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Programa Escola Cívico-Militar é tema de reunião na SMEC

A equipe da Secretaria Municipal de Educação – SMEC recebeu na tarde de quarta-feira (1º), o Tenente coronel Marcelo Dorneles dos Santos e o assessor parlamentar, João Andrades, com o objetivo de delinear como acontecerá o programa Escola Cívico-Militar no município.

O encontro contou com a presença do prefeito Milton Schmitz, vice-prefeita Valéska Walber, além da diretora da EMEF Eulália Vargas Albuquerque (escola sede do programa), Simone Fátima Fernandes Martins e a presidente do Conselho Municipal de Educação.

Um diálogo importante sobre um tema que atende o anseio da sociedade por um ensino diferenciado pela disciplina e valores. O programa Escola Cívico-Militar iniciará ainda neste ano em Carazinho, após o processo seletivo dos Monitores Militares. A proposta pedagógica permanece sob a responsabilidade da SMEC, complementada pelos monitores militares que seguem os princípios do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e a Ética das Virtudes de Aristóteles – PROERD.

A implantação das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O critério de escolha das instituições leva em conta regiões de vulnerabilidade social. As escolas devem atender acima de 400 alunos, de 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo é incorporar aos alunos atitudes e valores, conscientizar sobre deveres, direitos e responsabilidade, bem como preparar o estudante para atuar em qualquer campo profissional e melhorar os indicadores de desempenho.