21 SET 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC presente em fórum da Undime em Brasília

A secretária Municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, participou como Dirigente Municipal de Educação eleita no Fórum da seccional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), no Rio Grande do Sul, como delegada no 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro do corrente ano, em Brasília.

A solenidade oficial de abertura: 35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais, ocorreu na quarta-feira, dia 15/09/21, às 18h. Ainda nesta data, conforme a programação ocorreu a Conferência magna: Cem anos de Paulo Freire – o caráter da educação, balanço de gestão 2019/2021 e a Plenária de alterações estatutárias.

A programação do dia 16/09/21 foi a seguinte: Processo eleitoral – Delegados e membros do Conselho Nacional de Representantes, Implementação de novos currículos, Processo eleitoral – apresentação da(s) chapa(s) homologada(s) e votação, Implementação e cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação, Contribuições para a formação do Dirigente Municipal de Educação, o Novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado para a educação básica pública e o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia.

No último dia do evento, 17/09/21 foram abordados os seguintes temas: apresentação das ondas de pesquisa sobre a oferta de ensino durante a pandemia, apresentação dos resultados da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação, lançamento do livro da Undime, os desafios e as demandas para o Dirigente Municipal de Educação no contexto atual para a garantia do direito à educação com acesso, aprendizagem e permanência, aprovação da Carta do 18º Fórum Nacional e posse da diretoria executiva para o biênio 2021/2023.

Sandra destaca a importância de que no momento que estamos vivendo faz-se necessário debater, construir, fortalecer laços e discutir propostas para garantir o direito e o acesso à educação de todas as crianças.