29 NOV 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
Reciclando Ideias, Transformando Realidades
Valorizar o trabalho realizado pelos catadores de material reciclável, dando maior visibilidade a essas pessoas cuja a atividade é imprescindível para o meio ambiente e para a sociedade é o que propõe o Programa Reciclando Ideias, Transformando Realidades. Uma iniciativa do governo municipal por meio das secretarias Geral de Governo, Desenvolvimento Social, Educação e Desenvolvimento.

Várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Programa, que neste primeiro momento envolve 10 famílias de catadores vinculadas aos CRAS Ouro Preto e Floresta. Em novembro, o grupo participou de palestras e oficinas de conhecimento e desenvolvimento pessoal. Momentos importantes que possibilitaram entrosamento, descontração, troca de experiências e qualificação.

A psicóloga Carolina Zanella, no primeiro encontro, falou ao grupo sobre autoestima e valorização pessoal ressaltando o quanto eles precisam se “enxergarem importantes”. O encontro contou também com a presença da vice-prefeita Valéska Walber, que apoiou e fortaleceu a iniciativa das ações. Em um segundo momento, os fiscais do DMT – Departamento Municipal de Trânsito Alexandre Kochemborger e Maiolor Marin conversaram com os catadores sobre Educação para o Trânsito esclarecendo questões como a correta utilização dos carrinhos nas ruas.

Na quinta-feira (25) as famílias participaram de uma oficina de artesanato, ministrada pela professora Tangriana Neves da Assistência, ocasião em que puderam com criatividade, customizar sacolas feitas com calças Jeans utilizando restos de materiais recicláveis. Participaram também, as biólogas do DEMA, Tanise e Camile Dorneles que destacaram o quanto a atividade é importante para o meio ambiente. “Só temos a agradecer pelo trabalho que realizam”, disse Camile.

Carrinhos com arte

Paralela as ações práticas com os catadores, alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Rede Municipal de Ensino tiveram um envolvimento especial no Programa, criando cartazes com desenhos e frases motivadoras que ilustrem e transmitam a mensagem do “Reciclando Ideias, Transformando Realidades! ”.

Os 10 melhores trabalhos, selecionados por uma comissão, serão transformados em placas e colocados nos carrinhos como forma de valorização da atividade, sendo que os três primeiros colocados receberão uma premiação. O trabalho contou com a coordenação geral de Janecir Marcon, coordenadora da Educação Básica da SMEC. O evento de premiação dos alunos e entrega de certificados acontece dia 3 de dezembro no gabinete do prefeito Milton Schmitz.

Já no dia 13 de dezembro, está previsto a confraternização com as famílias de catadores. Um momento festivo que envolverá algumas boas surpresas. Importante esclarecer que este trabalho é uma etapa inicial, de um amplo Programa para ser desenvolvido em 2022 com envolvimento de mais famílias. Uma atividade que necessita principalmente, de melhores condições de trabalho para que sejam vistos pela comunidade como trabalhadores e não como pessoas à margem da sociedade. E é para isso que estamos trabalhando.
30/11/2021
Reciclando Ideias, Transformando Realidades