17 DEZ 2021
SEC. SAÚDE
Cartão de prioridade para pessoas com fibromialgia já podem ser solicitados

Pessoas portadoras de fibromialgia, doença crônica que provoca dores pelo corpo, já podem requerer o cartão preferencial na Secretaria Municipal da Saúde com a apresentação de laudo médico.

A Lei Municipal nº 8.554, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia, estabelece que:

• Empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e privados, obrigadas a dispensar durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia.

• Empresas comerciais que recebem pagamentos de contas, deverão incluir os portadores de fibromialgia nas filas destinadas aos idosos, gestantes, durante todo o horário de funcionamento.

• O Poder Público poderá estabelecer parcerias com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e a iniciativa privada, com o objetivo de realizar palestras, debates e ações correlatas com profissionais da área sobre a conscientização e orientação da doença, possibilitando um tratamento adequado aos portadores da síndrome.

O que é fibromialgia?

Conforme o Ministério da Saúde, trata-se de uma síndrome não inflamatória que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. É uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso.

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles: doenças graves, traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais.

O Governo Federal estabeleceu por meio da Lei 14.233/2021, o dia 12 de maio como Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia.