09 JAN 2022
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
DEMA atesta necessidade de retirada de pinheiro que oferece risco a população

Após significativa análise, o Departamento de Meio Ambiente (DEMA) da Secretaria de Desenvolvimento, em acordo com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, atestou ser necessária a retirada de um dos exemplares de araucária angustifolia situados na entrada norte do município, próximo a Acapesu.

O pinheiro, que será retirado na manhã deste domingo (09), apresenta a sua arquitetura e estado fitossanitário comprometidos em decorrência do recebimento de descargas elétricas. Tal comprometimento é sinalizado pelas rachaduras significativas em toda a extensão do tronco e pelo apodrecimento da copa.

A ação é de extrema necessidade devido ao risco de danos e acidentes que oferece a comunidade. No último ano, após a intensificação do desprendimento de galhos e o aumento das queixas de insegurança por parte da população, foi realizada a avaliação do estado fitossanitário do exemplar. Em análise aos resultados obtidos, tomou-se ciência do grande potencial para queda que o pinheiro apresenta, sendo que o maior risco está por parte da copa, seguido da queda total da árvore.
Sendo assim, se tratando de utilidade pública, é legítima a necessidade de supressão.

Como forma de compensação ambiental, o município adquirirá mudas de árvores nativas que serão plantadas na Área de Preservação Permanente (APP) do Distrito Industrial II.