21 MAR 2022
SEC. SAÚDE
Saúde intensifica ações contra a dengue

A última semana foi marcada por diversas ações da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento a dengue, além da rotina diária da equipe da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária por meio da verificação dos locais, realização de Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e aplicação de inseticida específico usado no programa de controle da doença para realização de Bloqueio de Transmissão Viral (BTV).

Na terça-feira (15) ocorreu uma formação continuada com os agentes comunitários de Saúde e visitadores do PIM em que o médico veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, André do Prado acompanhado da enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Denise Dal Ri Braun, repassaram diversas orientações quanto a dengue, como: sintomatologia, transmissão, sintomas de agravo, ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, prevenção e conscientização. Os agentes poderão repassar estas orientações a população em seu trabalho diário, bem como auxiliar, buscando criadouros e focos de mosquitos, realizando também tratamento mecânico (remoção desses criadouros com os moradores).

A secretária da Saúde, Anelise Almeida e a diretora técnica, Ângela Garcia, estiveram presentes na ocasião, onde Anelise frisou a importância do trabalho diário que vem sendo feito pelos agentes de Endemias e equipe da Vigilância Sanitária. A secretária destacou que é o momento de unir forças por meio do trabalho em rede, ou seja, em conjunto com a população.

Neste momento é de extrema importância que todos usem repelente, principalmente em áreas de maior foco, como na região da Conceição. E que observem seu quintal, conforme orientações:

• Tampar as caixas d’água
• Não deixar água acumulada na laje
• Manter os lixos fechados
• Não manter pratinhos com água embaixo dos vasos de plantas
• Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo
• Deixar as lonas esticadas
• Retirar a água dos pneus
• Não deixar piscinas plásticas com água parada
• Lavar rotineiramente com esponja e sabão, o pratinho de água e comida dos animais de estimação evitando a presença de larvas

Seguindo esta dinâmica, na quinta-feira (17), André reuniu um grupo de trabalho com alguns agentes comunitários de Saúde e visitadores do PIM a fim de organizar um trabalho direcionado aos moradores das áreas afetadas de forma prioritária por número de pessoas com diagnóstico de dengue, através da realização de visita domiciliar para verificação da situação de saúde, fiscalização da área interna e externa do domicílio sempre que necessário, buscando criadouros e focos de mosquitos realizando também tratamento mecânico (remoção desses criadouros com os moradores), bem como notificando o morador para a limpeza e o cuidado necessário para evitar proliferação do mosquito em seu domicílio.

A secretária Anelise solicita, que diante do trabalho que está sendo realizado para a proteção da saúde da coletividade, cada munícipe possa colaborar no enfrentamento a dengue, removendo todos os riscos possíveis de proliferação do mosquito.

Fique atento: os funcionários estarão sempre uniformizados ou com crachá do referido serviço. Para sua segurança, sempre solicite que o mesmo se identifique.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024