24 MAR 2022
SEC. SAÚDE
Realizada 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A secretaria da Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (24) no Salão Nobre do CAPS II a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência é o momento onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da reforma psiquiátrica.

No primeiro momento da cerimônia, a mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Milton Schmitz, vice-prefeita Valéska Walber, coordenador do Conselho de Saúde, Darci Antônio Guimarães e a coordenadora da Saúde Mental, Daniela Reichert dos Santos.

A secretária Anelise Almeida fez a abertura do evento, destacando a importância da conferência como um momento de opinar e se pensar saúde. “É muito importante a participação e o apoio de todos nesse momento, pois é a partir da conferência que conseguimos melhorias e conquistas na saúde do nosso município”, ressaltou. Anelise agradeceu toda equipe de profissionais da Saúde Mental e reforçou a necessidade de debater sobre o tema saúde mental.

Em seu pronunciamento, o prefeito Milton Schmitz destacou que a saúde do município em geral, avançou muito nos últimos anos, mas vai avançar ainda mais. “Cuidar da saúde das pessoas é o que temos de mais importante. O trabalho que está sendo feito em Carazinho tem sido gratificante, graças à competência da nossa secretária Anelise e de uma equipe de profissionais que não mede esforços para fazer acontecer”, disse.

A programação do evento contou com as seguintes palestras:

Valéska Walber com o tema “A Importância da Saúde Mental na Sociedade.”

Francielli Gross com o tema “Não sou a Mulher Maravilha, mas sou maravilhosa!”

Silvana Kemmerich com foco no tema “Saúde mental na infância, adolescência e juventude: atenção integral e o direito à convivência familiar e comunitária”

Anelise Almeida com o a palestra “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”

Denise Dal Ri “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade”

Helena Roberta da Silva “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”

Estiveram presentes na conferência, equipe da Saúde Mental, profissionais de saúde, população em geral, além do diretor de Esportes, Gilson Haubert, que enquanto vereador elaborou no município o projeto de lei Janeiro Branco, que visa disseminar debates em áreas sociais a respeito da saúde mental da população.