11 MAI 2022
SEC. SAÚDE
Equipe do SAE participa de Oficina sobre ISTs e Hepatites Virais

A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Rosane Ebertz e a enfermeira do SAE, Cristiane Sbardelotto participaram nos dias 6 e 7 de maio em Porto Alegre da 3ª Oficina de Atualização no Manejo do HIV e das coinfecções com Hepatites Virais, evento organizado pela Sociedade Riograndense de Infectologia (SRGI).

Foram abordados na Oficina as mais novas informações sobre infecção pelo HIV/Aids e hepatites virais. Todo o evento contou com um amplo programa científico, pensado para profissionais da área que atuam no cuidado de pessoas vivendo com HIV.

O conteúdo foi cuidadosamente preparado, traduzindo as mais importantes e recentes descobertas divulgadas nos congressos internacionais das áreas e traduzido para a realidade de saúde pública do estado.

SAE

O Serviço de Assistência Especializada é uma unidade ambulatorial voltada a atenção integral às pessoas com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.

As atividades disponíveis no SAE são: ações de prevenção às IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis das pessoas vivendo com HIV/AIDS/HV e seus parceiros, entrega de insumos de prevenção como preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante, orientações para pessoas que fazem uso de álcool e drogas para redução de danos, realização de PEP e PREP sexual e ocupacional, dispensa de medicamentos para tratamento do HIV/AIDS, Tuberculose e Hanseníase, assistência médica, psicológica, social, e de enfermagem, acolhimento, planejamento familiar, coleta de exames específicos das comorbidades atendidas, realização de PPD e referenciamento de casos aos serviços de apoio para diagnósticos clínicos, laboratoriais e hospitalar quando necessário.

O SAE também realiza ações de testagem e prevenção das IST/HIV/AIDS/HV, destinadas prioritariamente a segmentos populacionais de maior vulnerabilidade e a população em geral. Os testes ofertados são o de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

O SAE está localizado na Secretaria da Saúde, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.