Ir para o conteúdo

Siga
Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
18
18 MAI 2022
SEC. SAÚDE
Saúde promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
enviar para um amigo
receba notícias

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da coordenação de Saúde Mental promoveu na terça-feira (17) um evento no auditório da Ulbra Carazinho alusivo a Luta Antimanicomial, “Cuidando em Liberdade: Novos Tempos”. A data é celebrada no dia 18 de maio, essa luta redundou na reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil de modo a garantir serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares. Em 2001 essas mudanças se consolidaram com a aprovação da Lei 10.216, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica, mudando a concepção de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Para prestar homenagem a esse importante marco, a programação da manhã contou com a palestra “Do prazer a Dor”, com Eduardo Kauffmann, Mentor em Dependência Química, Assistente Social e Sócio-Proprietário da DK Consultoria em Dependência Química Ltda.

Já no período da tarde, foi realizada a Mesa Redonda: Cuidando em Liberdade: Novos Tempos com a participação da vice-prefeita e psicóloga, Valéska Walber, secretária da Saúde e enfermeira, Anelise Almeida, enfermeira Saúde Mental - CAPS Infantil, Silvana Kemmerich e o Pastor e Professor da Ulbra, Elton Fischer, onde foram debatidas importantes pautas ligadas à saúde mental ao longo dos anos até os tempos atuais.

Um momento de reflexão, relatos e questionamentos acerca de um movimento que visa lembrar aos cidadãos que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos. A luta é para combater estigmas e preconceitos relacionados a pacientes e ao tratamento psiquiátrico.

Ao final do evento, uma emocionante apresentação do Coral de pacientes do CAPS II encantou e emocionou a todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia