18 MAI 2022
SEC. SAÚDE
Saúde promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da coordenação de Saúde Mental promoveu na terça-feira (17) um evento no auditório da Ulbra Carazinho alusivo a Luta Antimanicomial, “Cuidando em Liberdade: Novos Tempos”. A data é celebrada no dia 18 de maio, essa luta redundou na reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil de modo a garantir serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares. Em 2001 essas mudanças se consolidaram com a aprovação da Lei 10.216, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica, mudando a concepção de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Para prestar homenagem a esse importante marco, a programação da manhã contou com a palestra “Do prazer a Dor”, com Eduardo Kauffmann, Mentor em Dependência Química, Assistente Social e Sócio-Proprietário da DK Consultoria em Dependência Química Ltda.

Já no período da tarde, foi realizada a Mesa Redonda: Cuidando em Liberdade: Novos Tempos com a participação da vice-prefeita e psicóloga, Valéska Walber, secretária da Saúde e enfermeira, Anelise Almeida, enfermeira Saúde Mental - CAPS Infantil, Silvana Kemmerich e o Pastor e Professor da Ulbra, Elton Fischer, onde foram debatidas importantes pautas ligadas à saúde mental ao longo dos anos até os tempos atuais.

Um momento de reflexão, relatos e questionamentos acerca de um movimento que visa lembrar aos cidadãos que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos. A luta é para combater estigmas e preconceitos relacionados a pacientes e ao tratamento psiquiátrico.

Ao final do evento, uma emocionante apresentação do Coral de pacientes do CAPS II encantou e emocionou a todos.