12 JUL 2022
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SEC. SAÚDE
Credenciada primeira clínica para atendimento veterinário destinado a animais de rua e vítimas de maus-tratos

Na segunda-feira (11) a vice-presidente do COMBEA e servidora da secretaria da Saúde, enfermeira Denise Dal Ri Braun juntamente com a integrante do COMBEA, Elenise Erhardt (Educação), o coordenador do Bem-estar Animal, Jair da Cruz (Desenvolvimento) e o servidor da Saúde, Gilson Zerwes de Moura estiveram reunidos com o médico veterinário André Zanella e sua esposa Daiane, ambos da Clínica São Francisco.

Momento este marcado de muita emoção, pois conforme a vice-presidente Denise, o credenciamento para prestação de serviços médico-veterinários em Carazinho era uma das metas para sua gestão, juntamente com o ex-presidente Germano Oto Puttlitz. Ao longo do tempo, muitas reuniões e tratativas ocorreram e diversas pessoas contribuíram.

“Somos eternamente gratos, em especial, ao agente de Planejamento e Orçamento Daniel Schu que nos norteou em todas as questões, ao colega Gilson que através de sua vasta experiência contribuiu para a finalização do edital e agora auxilia na consolidação, ao prefeito Milton Schmitz e vice-prefeita Valéska Walber, sempre tão afeitos a causa e nos auxiliando no que fosse necessário e todos que de alguma forma apoiaram essa causa”, disse.

Com este credenciamento, respaldado pela Resolução nº 002/2021 criada pelo COMBEA, haverá o custeio por parte do governo municipal, das despesas médico-veterinárias decorrentes do recolhimento de animais de rua em situação de risco (ex.: vítimas de atropelamento) e vítimas de maus-tratos, sejam de rua ou apreendidos. Para isto, foi aberto em junho um credenciamento a todas as clínicas veterinárias, sendo que até o momento somente a Clínica São Francisco credenciou-se. O edital segue aberto podendo receber novos credenciados para atendimento de caninos, felinos e equinos.

Poderão encaminhar para o atendimento médico-veterinário: agente municipal responsável pela fiscalização da legislação do bem-estar animal; forças policiais no transcurso de ocorrências realizadas no Município (Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Ambiental); entidades de proteção animal e que realizem o abrigamento de animais em regime de parceria com o município; e protetores independentes cadastrados no COMBEA.

O recurso é vinculado a secretaria de Desenvolvimento, e gerenciado pelo coordenador do Bem-estar Animal que dispensará uma Guia de Autorização, para o referido atendimento visando um controle para o posterior pagamento dos procedimentos realizados.

Destaca-se que não poderão ser autorizados encaminhamentos para pessoas físicas e/ou jurídicas que não tenham sido contratadas previamente pelo Município através do credenciamento.

A vice-presidente informa que em breve o COMBEA agendará uma reunião com os demais envolvidos para organização do fluxo.