Ir para o conteúdo

Siga
Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
13
13 JUL 2022
SEC. SAÚDE
Projeto de Aromaterapia promove tranquilidade às crianças
enviar para um amigo
receba notícias

A aromaterapia é um método de terapia complementar que ajuda a reduzir sintomas psicológicos e até físicos usando cheiros provenientes de óleos essenciais. Foi com base nesse conhecimento que em 2020, a secretaria da Saúde por meio da equipe de contrato emergencial da ESF Medianeira com iniciativa da enfermeira responsável, Elisandra Pena Gonçalves e da técnica de Enfermagem, Bruna Borges, desenvolveu o projeto intitulado Inspire-se, que tem objetivo de promover tranquilidade às crianças, acompanhantes e equipe de trabalho da ESF durante o processo de vacinação. Projeto este que segue ativo através da equipe atual da Unidade.

Neste mês o projeto de Aromaterapia foi expandido para a Sala de Vacinas Central e aos poucos será estendido às demais salas de vacinas das Unidades de Saúde. Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas, dentro da aromaterapia, as mais comuns são: a inalação, por meio da qual as moléculas aromáticas são imediatamente enviadas ao cérebro, a massagem, um tratamento clássico que possibilita o efeito terapêutico também por meio da inalação dos aromas e pela absorção cutânea, por meio dos difusores de ambiente, quando as moléculas dos óleos essenciais são propagadas no ar, criando um espaço de calma, relaxamento ou aquietação da mente.

A técnica de Enfermagem Bruna Borges realizou as orientações para a equipe da Sala de Vacinas, e salientou que o retorno do projeto Inspire-se sempre foi muito positivo, entre os comentários, os pais relatavam a importância de preparar as crianças psicologicamente para esse momento e a diferença no comportamento dos filhos, como a diminuição do choro e a diminuição do trauma das picadas de agulha.

Destaca-se que a aromaterapia visa não só a relação saúde-doença, mas o bem-estar geral através de técnicas alternativas e inovadoras. Além disso, os líquidos utilizados são extraídos de plantas aromáticas e não possuem a adição de produtos químicos, por isso são considerados produtos naturais. Sendo que estes são os únicos óleos essenciais do mundo que possuem CPTG controle de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia