13 JUL 2022
SEC. SAÚDE
Projeto de Aromaterapia promove tranquilidade às crianças

A aromaterapia é um método de terapia complementar que ajuda a reduzir sintomas psicológicos e até físicos usando cheiros provenientes de óleos essenciais. Foi com base nesse conhecimento que em 2020, a secretaria da Saúde por meio da equipe de contrato emergencial da ESF Medianeira com iniciativa da enfermeira responsável, Elisandra Pena Gonçalves e da técnica de Enfermagem, Bruna Borges, desenvolveu o projeto intitulado Inspire-se, que tem objetivo de promover tranquilidade às crianças, acompanhantes e equipe de trabalho da ESF durante o processo de vacinação. Projeto este que segue ativo através da equipe atual da Unidade.

Neste mês o projeto de Aromaterapia foi expandido para a Sala de Vacinas Central e aos poucos será estendido às demais salas de vacinas das Unidades de Saúde. Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas, dentro da aromaterapia, as mais comuns são: a inalação, por meio da qual as moléculas aromáticas são imediatamente enviadas ao cérebro, a massagem, um tratamento clássico que possibilita o efeito terapêutico também por meio da inalação dos aromas e pela absorção cutânea, por meio dos difusores de ambiente, quando as moléculas dos óleos essenciais são propagadas no ar, criando um espaço de calma, relaxamento ou aquietação da mente.

A técnica de Enfermagem Bruna Borges realizou as orientações para a equipe da Sala de Vacinas, e salientou que o retorno do projeto Inspire-se sempre foi muito positivo, entre os comentários, os pais relatavam a importância de preparar as crianças psicologicamente para esse momento e a diferença no comportamento dos filhos, como a diminuição do choro e a diminuição do trauma das picadas de agulha.

Destaca-se que a aromaterapia visa não só a relação saúde-doença, mas o bem-estar geral através de técnicas alternativas e inovadoras. Além disso, os líquidos utilizados são extraídos de plantas aromáticas e não possuem a adição de produtos químicos, por isso são considerados produtos naturais. Sendo que estes são os únicos óleos essenciais do mundo que possuem CPTG controle de qualidade.