20 JUL 2022
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Professores de Carazinho e Santo Antônio do Planalto trocam experiências

Na tarde de terça-feira (19), aconteceu mais um Encontro de Formação de Professores promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio do Planalto. Foi um momento muito rico de troca de experiências entre professores da Rede Municipal de Carazinho e Santo Antônio do Planalto.

O debate que teve como título: Reflexões sobre a Cultura Afro-brasileira e Africana: uma estratégia eficaz, foi conduzido por integrantes da Equipe Técnica para Estudos do tema, que representaram a Secretaria de Educação de Carazinho.

Os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre o assunto da diversidade étnica, racismo e história das culturas afro-brasileiras e indígenas. Também tiveram contato com trabalhos sobre diversidade que algumas escolas estão realizando aqui em Carazinho. Foi o caso de trabalhos realizados por estudantes da EMEI Santa Rita de Cássia e do CEMAEE, como mostram as fotos.

O professor Sebastião Júnior de Albuquerque Silva, abordou temas relativos ao resgate histórico da população afro-brasileira e indígena, além de fazer um retrato da escravidão no Brasil e seus desdobramentos até os nossos dias.

A professora Nanci da Cruz, abordou o tema da Legislação, fazendo um apanhado das principais citações das Leis educacionais e civis que tratam do tema do respeito à diversidade e do Ensino das Histórias e Culturas Africana, Afro-brasileira e Indígena.

Segundo a professora Susana Aparecida da Silva, secretária Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio do Planalto afirmou que: “o entendimento e a consciência sobre quem somos e de onde viemos é extremamente importante para o nosso desenvolvimento individual, assim como para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos”.

Durante o encontro os participantes foram convidados para um intervalo sensorial, onde puderam degustar doces que tem a influência da culinária afro-brasileira e indígena.

“A oportunidade desta troca de experiências positivas entre profissionais da educação, tem resultado em melhoria nos índices educacionais, em cidades de destaque do Brasil; ainda mais, num tema tão relevante como a cultura afro-brasileira, africana e indígena”, afirma o Professor Sebastião, que agradeceu o convite feito pela SMEC de Santo Antônio do Planalto.