18 SET 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Uma história de tropeiros

Uma tarde em clima farroupilha e com muitas histórias sobre o Tropeirismo encantou os alunos da EMEF Emef Rufino Leal na, segunda-feira (17).

A atividade, organizada pela Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho, em parceria com escola, integra as comemorações da Semana Farroupilha e contou com a presença de nomes que são referência na cultura tradicionalista.

Adari Ecker, historiador, pesquisador, escritor e profundo conhecedor da história e das tradições gaúcha e também, enriquecendo ainda mais a tarde, o tradicionalista João da Silva, um dos mais conhecidos e respeitados nome da tradição gaúcha em Carazinho e um legítimo tropeiro. Do alto de seus 93 anos João da Silva impressiona por sua história de vida, conhecimento e, principalmente, pelo bom humor.

Na palestra, os tradicionalistas falaram aos alunos sobre o Tropeirismo nome dado a condução de animais soltos ou de mercadorias em lombos de mulas ou bois. Um ciclo de grande importância para a economia do país e que teve história em Carazinho. Para ilustrar o conteúdo mostraram utensílios utilizados pelos tropeiros.

Ao final do encontro o coordenador da Biblioteca, Lúcio Martins Pinto, fez uma doação de livros para a biblioteca da Escola. A diretora da EMEF Luciana Roese agradeceu ao coordenador e aos tradicionalistas pelo momento especial de conhecimento.

18/09/2018
Uma história de tropeiros