08 ABR 2018
DEP. MEIO AMBIENTE
Pneus que lotavam o Ecoponto do município foram recolhidos

A secretaria de obras agilizou a retirada dos pneus do Ecoponto localizado em um armazém no pátio da Obras. O excesso de pneus estava causando transtornos pois devido ao acúmulo o material estava sendo colocado   fora  do espaço previsto para essa destinação.

Conforme o secretário Estevão De Loreno o espaço que comporta 15 mil pneus estava com sua capacidade de armazenagem esgotada, necessitando de uma solução imediata.

Foi então que em parceria   com o Departamento de Meio Ambiente, a diretora do DEMA, Camila Hüning, entrou em contato com a recicladora, RECICLANIP, empresa vinculada a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos do Brasil (ANIP) para que o recolhimento fosse realizado imediatamente.

Na última semana quatro cargas com 2 mil pneus cada uma, foram recolhidas pela empresa, que possui um termo de cooperação com o município. A diretora explica que é obrigação da indústria, pelo sistema de logística reversa, dar destinação adequada aos pneus inservíveis, já sem condições de uso. Este serviço não gera custos para o município.

Os pneus são deixados no Ecoponto por borracharias e estabelecimentos que comercializam pneus, que estejam cadastradas no DEMA. A estimativa é que o município produza mais de 25 toneladas de pneus usados mensalmente.  Chegam no Ecoponto cada mês, em média, 2 mil pneus de vários tamanhos, todas as terças e quintas-feiras, que são os dias de recebimento.

Como o recolhimento não estava ocorrendo de forma regular, o espaço ficou abarrotado de material e praticamente sem condições de receber mais pneus. Com esta força tarefa, resultado de uma eficiente agilização tanto da Secretaria de Obras como do DEMA, o recolhimento foi feito e o Ecoponto está praticamente zerado. O espaço segundo De Loreno, passará por uma readequação e planejamento para melhor armazenar os pneus.

A diretora destaca    importância do Ecoponto.  “Se não tivermos uma destinação correta, os pneus acabam sendo jogados em sangas e em outros locais inapropriados”.

Para onde vão os pneus

Um pneu quando chega no fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração de onde os pneu serão encaminhados ao destino final.

Umas das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.