19 DEZ 2017
SEC. ADMINISTRAÇÃO
Administração deve extinguir cargos de Servente e Vigilante

O processo de modernização do serviço público envolve a terceirização dos serviços, mas não trará perdas aos servidores envolvidos

Foi votado e aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores, segunda-feira (18), o Projeto de Lei do  Executivo Municipal que extingue e enquadra os cargos de servente e vigilante do quadro efetivo do município. A extinção dos cargos propostos se deve aos objetivos do executivo em efetuar a contratação de serviços de terceiros para o desenvolvimento das atividades gerais de apoio.

A terceirização pretendida irá gerar uma economia aos cofres públicos, principalmente em razão da diminuição dos encargos sociais pagos atualmente, pois os funcionários contratados pela empresa vencedora da licitação não terão vínculo empregatício.

O secretário da Administração Lori Bolesina, explica que as   139 Serventes e os 16 Vigilantes. Serão enquadrados nos cargos de Cozinheira e Eletricista Predial, respectivamente para fins de paridade, respeitando os direitos adquiridos dos atuais servidores ocupantes dos cargos extintos.

“O reenquadramento desses dois cargos, está dentro do processo de modernização e adequação as necessidades do serviço público. Às serventes mantém as mesmas atribuições e vão continuar sendo serventes, mas com atribuições de cozinheira. Os vigilantes serão enquadrados como eletricista, que possui o mesmo padrão para fins de aposentadoria. "Não haverá mais concurso para esses cargos, todos os novos contratados serão terceirizados, mas os servidores permanecem trabalhando", esclarece o secretário.

Bolesina destaca ainda que não haverá nenhum tipo de prejuízo com quem está trabalhando, inclusive já foi ajustado com a diretoria do Sindicato que deu seu aval para o início do processo, e também com os próprios servidores envolvidos nessa questão.

Além desses cargos, está previsto futuramente no projeto de modernização a terceirização dos cargos de arquivista, porteiro, recepcionista, contínuo, zelador, soldador, mecânico, entre outros. A partir de janeiro terá início o processo de licitação para a contratação de empresa especializada nos serviços de vigilância e servente.