26 OUT 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Reunião discute novo presídio em Carazinho

O prefeito Milton Schmitz e o secretário Geral de Governo, Jorge Dutra, estiveram na tarde de quinta-feira (26) no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) reunidos com representantes das entidades empresariais e de classe, dos conselhos e de uma empresa de construção, para tratar sobre um novo presídio para Carazinho. A ideia é que o prédio seja construído no sistema de permuta de área.

Conforme o presidente da Verdi Sistemas Construtivos S.A., Henrique Deboni, que já construiu mais de 100 presídios no país, esse sistema está sendo utilizado em outras cidades rio-grandenses, como Bento Gonçalves, Porto Alegre e Erechim. "O governo não tem dinheiro para investir em presídios, mas tem imóveis que podem ser entregues em troca da construção. Em Carazinho já se tem o principal, que é a vontade da comunidade e das forças vivas do município, de ter uma nova casa prisional, em substituição ao presídio atual", afirma.

Segundo o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, em diversas reuniões já ocorridas foi definido que tipo de penitenciária se quer na cidade. "A primeira certeza que temos é de que a nova casa prisional não pode ser construída no mesmo local, então é preciso definir agora qual será a nova área e qual será o imóvel dado em permuta, o que já está em avaliação", explica.

O prefeito Milton Schmitz destacou que existe um esforço convergente no sentido de que essa situação seja resolvida em um curto espaço de tempo. "Vamos ajudar a viabilizar isso, vamos fazer a nossa contrapartida e estamos contando com o governo do Estado para que o novo presídio seja construído em breve", diz.

[Fotos: Fabiana Siqueira]