31 AGO 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Parceria entre Administração e Rede La Salle viabiliza duas EMEIS para o município

Uma parceria entre o município e a Congregação Lassalista possibilitará a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a solução do problema de falta de vagas na EMEI Padre Gildo. Na escola, existe uma lista de espera de mais de 30 crianças. É na Padre Gildo, que atende em espaço locado, que a SMEC registra a maior demanda por vagas em creches de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. A maioria são de famílias moradoras dos bairros Oriental, São Pedro e Santo Antônio.

Após várias discussões sobre a questão e busca de alternativas, já que a obra da nova escola foi interrompida ainda na gestão passada pela empresa que abandonou a construção, a solução para o problema foi encontrada através da parceria, intermediada pelo vereador Lucas Lopes, que é funcionário Lassalista, com a Congregação.

“Enquanto Rede Lassale nós pensávamos outras atividades para o Centro de Eventos que tem muitos espaços que podem ser aproveitados. Só que as casas do antigo Juvenato estavam desocupadas. Como sabíamos da demanda, da preocupação dos pais da Padre Gildo em procurar um novo espaço para as crianças, levei a ideia para a Secretária e ao Prefeito, que prontamente  aceitaram”, colocou Lucas.

A secretária de Educação e Cultura, Sandra Citolin ressalta que foi elaborada uma proposta pedagógica e apresentada a Rede Lassale. “Graças ao olhar sensível para essa questão social e pedagógica, foi possível realizarmos esta parceria”, reconhece. A partir desta integração, a EMEI Padre Gildo passará a funcionar em uma das casas do Centro de Eventos La Salle, antigo Juvenato, no bairro Oriental. Mas conforme Sandra, não será apenas uma EMEI funcionando no local, mas duas, já que a prefeitura decidiu locar dois espaços, ampliando ainda mais o número de vagas que serão disponibilizadas.

Em uma locação, ficará a EMEI Padre Gildo que atenderá em torno de 130 crianças de 3 a 5 anos, na outra casa, será criada uma nova escola, a EMEI Irmão Martin Weber que atenderá crianças de 0 a 3 anos. O vereador Lucas explica, que o nome da nova EMEI é uma homenagem ao irmão lassalista que se destacou como educador emérito do RS e fez uma importante passagem pelo La Salle de Carazinho. Cada EMEI disponibilizará em média com 130 vagas.

Para essa nova EMEI, conforme a secretária, os pais podem fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Pais que já estão inscritos não precisam fazer sua inscrição novamente, pois a lista de espera já existente será considerada na hora de receber as crianças. Sandra explica ainda, que devido as adequações que deverão ser feitas nos espaços e aos trâmites burocráticos, a previsão é de que pelo menos uma delas esteja aberta em 90 dias.

Na quarta-feira (30), o prefeito Milton Schmitz, a secretária Sandra e o vereador Lucas, acompanhados da diretora do colégio La Salle Francisca Doering, do coordenador Administrativo, Augusto Delatorre e do Irmão Armelindo Busanello, visitaram no antigo Juvenato os imóveis que serão locados pela administração.