21 AGO 2017
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Parceria com empresas pode ampliar o número de contêineres no município

Empresários de setores específicos da economia como alimentação, hotelaria, construção civil, supermercadista, entre outros, foram convidados pelo prefeito Milton Schmitz para uma reunião no gabinete na última semana. O objetivo do encontro foi apresentar às empresas uma proposta de parceria para a aquisição de mais contêineres além dos 150 que já foram adquiridos pela administração, para os pontos de coleta a serem ampliados em outubro.

A ideia das secretarias de Planejamento e Obras, compartilhada pelo prefeito Milton, conforme a secretária Maria Martins Meyer, é iniciar um plano de ampliação através de uma parceria em conjunto com algumas empresas que geram um volume maior de resíduos com características domiciliares.“Todos somos responsáveis solidariamente pela coleta do lixo. Se cada um puder investir junto conosco poderemos ampliar o mapa de instalação de contêineres no município”, disse a secretária.

A proposta seria o executivo disponibilizar um contêiner e o empreendedor, dependendo da quantidade de resíduos gerados pelo seu negócio, adicionar um ou mais contêineres, sendo estes doados a prefeitura que realizará a coleta. Conforme o prefeito esta ampliação em parceria esta prevista para dezembro, o momento é de planejamento. “Queremos melhorar nossa cidade e onde a comunidade se envolve os resultados são maiores”, afirma o prefeito.

Conforme o secretário de Obras Alexandre Capitânio, serão adquiridos 150 contêineres, sendo 90 para coleta de resíduos recicláveis e 60 para coleta de resíduos orgânicos. Capitânio destaca que a ideia inicial é substituir todos os contêineres da Avenida Flores da Cunha por novos. Os da Avenida serão levados para a Secretaria de Obras e serão realocados após manutenção. As secretarias de Planejamentoe de Obras elaboraram em conjunto o estudo das rotas para a realização dos serviços. Segundo levantamento da Secretaria de Obras, Carazinho produz uma média de 40 toneladas de resíduos/dia.

Os empresários presentes na reunião sinalizaram positivamente a proposta de parceria.