12 JUL 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Prefeito visita a EMEF Políbio do Valle e garante cobrir quadra de esportes da escola

“Caro senhor  prefeito! Eu e  minha turma  estamos  fazendo vários trabalhos  onde observamos as coisas e pensamos  como podemos  melhorar o que não está bom , aqui no nosso bairro e na nossa escola.  Quando  ficamos quase uma semana sem  recreio porque   não tem área coberta na escola  para brincar. O lixo está prejudicando as pessoas porque o caminhão passa poucas vezes.  As crianças não tem onde  brincar porque  no bairro não tem pracinha….Se o senhor  fosse morador  não iria gostar da situação do bairro, não é mesmo?  Então  acho que se o senhor quis ser prefeito, precisa saber disso. Eu ficaria muito agradecido se o senhor desse atenção e lhe daria os parabéns, por ser um bom prefeito,” Jaison, aluno da escola Políbio do Valle.

“Olá Prefeito eu me chamo Pâmela (…) fizemos um trabalho sobre meio ambiente na escola e vimos que precisa muito cais melhorar no bairro Santa Terezinha e na escola. Nos dias de chuva, na escola ,  nós  não temos recreio e ficamos  sem  Educação Física. Também  fizemos  um trabalho de observação pelo bairro e vimos que na sanga habia bastante lixo e no banhado tinha até  uma TV quebrada. Fizemos um folder para distribuir no bairro pedindo que as pessoas  limpem seu pátios e não tenha perigo de doenças. O Lixo precisa ser recolhido para que os cachorros não rasguem  os sacos (...)”aluna da Escola Políbio do Valle.

Os  trechos citados acima são exemplos do conteúdo de duas  de 10 cartas produzidas por alunos da EMEF Políbio do Valle, dentro de uma atividade extraclasse que proporcionou as turmas coordenadas pela professora, Josiane Quevedo, momentos de observação, reflexão, estudo e pesquisa.

O objetivo da ação foi observar os problemas do bairro Santa Terezinha, como a poluição das sangas e banhados, o descaso com o lixo em lugares inadequados, entre outros. Após as atividades, os alunos transformaram suas impressões em cartas destinadas ao prefeito Milton Schmitz com sugestões de melhorias para o bairro que foram entregues em um encontro no gabinete, no dia 03 de junho.

Ao ler todas as cartas o prefeito analisou as observações feita pelos alunos e na manhã de hoje (12), foi pessoalmente a EMEF Políbio do Valle retribuir a visita e fazer algumas colocações que agradaram a comunidade escolar e envolveram alunos e professores em uma conversa marcada pela transparência e possibilidade de solução para os problemas apontados.

Acompanhado dos secretários Alexandre Capitânio (Obras), Sandra Citolin (Educação e Cultura) , presidente da Câmara, Estevão De Loreno,  vereador Daniel Weber e do diretor ….. Fernando Cavalheiro, o prefeito falou sobre as ações que estão sendo realizadas pela administração, principalmente no que se refere a algumas questões observadas nas cartas.

O  chefe do executivo explicou que a secretaria de Obras já fez uma força tarefa no bairro e que os planos de melhorias de ruas no que se refere a calçamento, asfalto e outras necessidades serão trabalhados nos próximos meses.  “Já   mandamos executar alguns dos pedidos de vocês e estamos planejando a solução para outros que me foi colocado. Claro que não conseguiremos resolver da noite para o dia, mas tenham a certeza que queremos e vamos trazer soluções. A cobertura da quadra de esportes, por exemplo, será uma realidade.  Vamos trabalhar para fazer essa obra que é bastante importante. Faremos também, uma mureta de contensão de terra, que é necessário”, garantiu o prefeito, parabenizando direção e professores pelo importante trabalho de cidadania que estão realizando.

Além de agradecer, o prefeito deu um recado aos alunos. “Em Carazinho contamos com escolas públicas maravilhosas. Aproveitem esse tempo em que vocês estão na escola, e estudem, se organizem para o futuro como fizeram em relação as cartas onde vocês realizaram um trabalho estruturado, com demandas alinhadas. É por isso que estamos aqui, para dar uma atenção especial ao bairro Santa Terezinha e, especialmente, à escola”, complementou.

A diretora Neli Helena Bender, ressaltou na ocasião, a importância da atitude do prefeito em apontar a solução para a cobertura da quadra de esportes. “O senhor tenha a certeza que essa sua ação vai ficar na história pois há uma década que essa reivindicação é solicitada. Essa quadra é utilizada por alunos, pais e grupos de jovens.  Cada vez que eles entrarem em quadra seja no recreio em dia de chuva, seja em uma festa da escola, o prefeito e sua equipe será lembrada”.

Autor: Assessoria de Comunicação

12/07/2017