30 MAI 2017
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
DNIT aprova projeto da prefeitura para construção de via lateral na BR 285

O Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes DNIT autorizou a execução de via lateral na BR 285 Km 335 em Carazinho conforme projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas. Cabe salientar que esta via é parte integrante do projeto apresentado com acesso junto a ULBRA.  Conforme o projeto assinado pelo engenheiro da SEPLAN Alexandre Schneider a via lateral proposta terá extensão de 1.380 metros com pista de rolamento de 7 metros de largura tendo como único acesso à rodovia BR 285 o ponto em frente a ULBRA, entre as lombadas. O prazo para a execução das obras é de 180 dias com custo de aproximadamente R$ 500 mil.  Esse custo refere-se aos dois projetos, o que foi aprovado para a prefeitura e o projeto apresentado pelo grupo Toniato para o lado de acesso à Avenida das Indústrias.

Diante da autorização do DNIT, o prefeito Milton Schmitz juntamente com a Secretária de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Maria Martins Mayer reuniu no Gabinete na tarde de segunda-feira (29) um grupo de empresários que   possuem empreendimentos localizados ao longo da via.  O DNIT possui regras rígidas para liberar a instalação de empresas as margens das rodovias, principalmente no que se refere a acessibilidade e segurança nas vias de acesso. Segundo o prefeito, toda empresa precisa da aprovação do DNIT para se instalar às margens das faixas de domínio.  A prefeitura também só pode aprovar alguns projetos e liberar alguns alvarás com estas aprovações prévias.  A questão da segurança dos indivíduos no acesso às empresas instaladas no trecho, é outro ponto fundamental. “A construção destas obras é parte integrante dos projetos de trevos, que continuam em tramitação junto ao DNIT, mas já é um grande passo na solução”, complementa o chefe do executivo.

Durante a reunião, o engenheiro da SEPLAN apresentou o projeto aos empresários.  O prefeito Milton Schmitz reafirmou seu compromisso com o entorno de Carazinho no que se refere a acessibilidade. “Não vou permitir que as empresas estabelecidas fiquem comprometidas. Estamos criando uma solução em conjunto”, disse.

Em relação ao custo das obras, o prefeito colocou aos empresários que o município não tem orçamento para realizar sozinho mas que disponibilizará mão de obra, material   e maquinário.  A sugestão do chefe do executivo é dividir a parte financeira entre as empresas beneficiadas.  “A construção dessas vias paralelas é do interesse de todas as empresas. É importante nos unirmos para que possamos realizar esses dois projetos dentro do prazo de 180 dias”, apela o prefeito.

Autor: Assessoria de Comunicação