17 FEV 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino lota auditório do Notre Dame Aparecida

Criatividade, emoção e, principalmente motivação, foram as palavras que marcaram o evento de abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino. Um público de aproximadamente 750 pessoas entre autoridades, professores e familiares lotaram o auditório do colégio Notre Dame Aparecida no final da tarde de quinta-feira (16). Na recepção, a contagiante alegria das professoras Renata e Jaque do Projetoa Pinóquio e no palco, a bela apresentação do conjunto musical Soul Liber ( Tiago Kreutzer, Patrícia Gerlach e Douglas Rufatto) , deu o clima festivo ao momento. O início da solenidade foi marcado pela entrada das bandeiras . Os pais, acompanhados de seus filhos, razão de existir das escolas, trouxeram em suas mãos as bandeiras das unidades da rede entregando-as ao prefeito Milton Schmitz e este, à Secretária Sandra Citolin simbolizando com isso, a confiança depositada no Poder Público municipal para a educação formal de seus filhos. Esse movimento tem sequência na passagem das bandeiras para as mãos dos diretores , figura que simboliza a presença da Administração Municipal em cada uma das mais de 30 unidades escolares que integram a rede municipal.

Após este momento especial foi formada a mesa oficial da solenidade com as seguintes autoridades: o prefeito Milton Schmitz, a secretária de Educação Sandra Citolin, a vereadora Janete Rosss de Oliveira, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Viviane Neuhaus, presidente do Conselho Municipal de Educação;Clarice Kaiser, presidente da APROCAR; Luis Claudiomiro de Quadros, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Na ocasião foram homenageados também os professores que completaram 25 e 30 anos de serviços prestados ao município de Carazinho. As placas comemorativas foram entregues aos professores pelo Prefeito,Primeira Dama Andréia Schmitz e Secretária de Educação Sandra Citolin.

Homenageados pelos 25 anos

Carla Urnau e Lisiane Dupont

Homenageados pelos 30 anos:

Adejarme Reinehr Pereira,

Alexandra Graziela Otto Lopes De Bortoli

Ana Aparecida Barrozo Xavier

Carla Simone Rodrigues Algayer

Catarina Ivone Haas Falkenbach

Clarice Sauter Heineck

Edit Cecília Gomes

Fátima Teresinha Fortes Estery

Jane Iara Pimental Ribeiro

Mara Denise de Oliveira Siqueira

Marlusa dos Santos Muller Faria

Marta Lurdes Boeni

Nirse Renner

Sandra Regina Salvia Carpes

Ao se pronunciar a Secretária Sandra destacou que somente a educação pode produzir grandes transformações em uma sociedade complexa e cada vez mais dinâmica. “É fundamental que todos os envolvidos estejam preparados para os novos desafios com competência,conhecimento e comprometimento com a formação das nossas crianças e jovens. Nossa aspiração está alicerçada no ideal de uma sociedade justa, solidária, pacífica e de uma escola pública de qualidade para todos”, salientou. Destacou ainda a importância de todos trabalharem unidos. “ Todos somos Secretaria da Educação, somos a Administração Municipal.e e queremos fazer mais, por Carazinho”, acrescentou.

Diante dos desafios que a educação enfrenta criar estratégias que contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes não é uma tarefa fácil. Ao assumir a Administração Municipal, a equipe à frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem como foco o fomento ao trabalho em equipe, promovendo a qualidade na educação municipal, pautado em quatro eixos principais: a cultura para a paz, o empreendedorismo, a educação fiscal e a sustentabilidade. Foi dentro desta visão que o prefeito Milton Schmitz falou aos professores e desejou um feliz reingresso. “Olhando nos olhos desses professores que se doam pela educação do município, posso dizer com convicção, que faremos uma educação diferente. Faremos melhor. Vamos trabalhar muito e unidos por essa nova educação que pretendemos para a nossa Carazinho. Desejo a todos vocês, professores, diretores, coordenadores, a toda equipe da Secretaria, muito sucesso nessa jornada desafiadora. O Carazinho que queremos depende do trabalho de todos vocês”, afirma o prefeito.

Uma palestra com o professor Dalmir Sant’Anna, profissional com ampla experiência na área educacional encerrou em grande estilo as atividades de abertura do Ano Letivo nas escolas do município. Sant’Anna através de uma linguagem dinâmica e motivacional falou sobre como fortalecer a motivação, a harmonia, a paz, o comprometimento e o relacionamento interpessoal no sistema educacional.

Autor: Assessoria de Comunicação

17/02/2017