22 ABR 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal de Ensino comemora o Dia Nacional do Livro Infantil com diferentes atividades

As escolas Rede Municipal de Ensino prepararam uma programação de incentivo à leitura para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. São atividades que aproximam os estudantes dos livros e valorizam a data, que marca o nascimento de Monteiro Lobato, o mais reconhecido autor infanto-juvenil do Brasil.

Algumas escolas realizaram trabalhos de leitura e pesquisa em sala de aula, cujas turmas deveriam confeccionar, utilizando material reciclável, as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, uma das principais obras de Monteiro Lobato. O trabalho culminou com apresentações dessas personagens, bem como o histórico do escritor. Em outras escolas, os estudantes tiveram oportunidade de participar de apresentações teatrais e culturais sobre as diferentes obras, destacando-se: O Minotauro, Caçadas de Pedrinho, Reinações de Narizinho e Jeca Tatu.

Também, de forma lúdica e prazerosa, as escolas organizaram diferentes espaços para comemorar a data, com livros e personagens do Sítio em exposição nas árvores do pátio, o qual foi transformado em um grande espaço de leitura, com varal e carrinho da leitura à disposição dos pequenos e grandes leitores.

As personagens do Sítio invadiram as escolas de Educação Infantil, surpreendendo as crianças com contação de histórias, cantigas e dramatização. As crianças tiveram oportunidade de vivenciar as obras retratadas nos diferentes espaços das escolas, destacando a imagem da boneca Emília e do Visconde feita em papelão, cujas crianças disputavam para tirar fotografias e, assim, fazendo de conta que são essas personagens.

Essas ações também fazem parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que, neste ano, homenageia a memória do escritor Monteiro Lobato na IV Ciranda Literária que acontecerá no mês de agosto, cujo tema para este ano é “Na magia das linguagens... um país se faz com homens e livros”, célebre frase de autoria do escritor, que visava, em suas obras, a valorização da homem e de sua cultura.

Autor: Imprensa

22/04/2016