28 OUT 2015
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Infra-Geo realiza a entrega do relatório final do diagnóstico do Plano de Saneamento de Carazinho

A empresa Infra-Geo, responsável pela elaboração do Plano de Saneamento Básico – PMSB da cidade de Carazinho, entregou o relatório final do diagnóstico do plano, na última semana, ao prefeito Renato Süss.

Conforme esclarece o coordenador executivo do Plano e Diretor de Meio Ambiente da empresa, Eng. Vinícius Honse Didó, o documento consolida o encerramento da Fase “B” do processo de planejamento do PMSB. “Entregamos o ‘Diagnóstico Técnico Participativo’, onde foram diagnosticadas as situações dos serviços dos quatro eixos do saneamento básico (abastecimento público, esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais e manejo de resíduos sólidos e limpeza pública), além de serem levantadas e apresentadas diversas características dos meios físico, biótico e socioeconômico do município”, explicou o engenheiro.

O Diagnóstico Técnico Participativo foi elaborado após a realização de nove reuniões regionalizadas, sendo seis microrregiões urbanas e três do interior, que permitiram a participação da comunidade no levantamento das demandas e interesses dos carazinhenses. O planejamento feito pelo PMSB de Carazinho irá levar em conta ações e metas a serem realizadas em curto prazo (4 anos), médio prazo (8 anos) e longo prazo (20 anos).

O diagnóstico servirá de embasamento para as próximas etapas do PMSB, pois expôs fragilidades e pendências relacionados à prestação dos serviços em Carazinho. Com esta etapa concluída, já está em andamento o processo de elaboração de cenários de prognóstico que buscam pela formulação de objetivos e metas para atendimento às falhas, déficit ou necessidade de melhorias diagnosticas no saneamento básico da cidade. “Ainda serão definidas ações, projetos e programas para cada horizonte de planeamento, finalizando com uma estimativa dos investimentos para cada horizonte e para cada cenário, para que seja possível definir por um dos cenários a ser seguido pelo município”, explica Vinícius.

Quando forem finalizadas as definições do cenário, as equipes de trabalho ainda irão elaborar os indicadores para cada uma das metas, ações e programas propostos. “Os indicadores terão por objetivo monitorar a eficiência e eficácia da execução do cenário definido”, ressaltou o engenheiro.

Autor: Imprensa