29 JUL 2015
INFORMATIVOS
Assembléia Municipal da Consulta popular reuniu 201 pessoas

Realizou-se na tarde de terça-feira dia 28 de julho, tendo como local a Câmara Municipal de Vereadores, a Assembleia Municipal Preparatória da Consulta Popular 2015. Na oportunidade se fizeram presentes 201 pessoas, um número expressivo que foi elogiado pela Presidente do Corede Produção, Monira Awad. Na abertura da reunião estiveram presentes, o Prefeito Renato Süss, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulino de Moura, Vereador Anselmo Britzke, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Vitor Xavier, Delegada Regional do Corede, Aline Zirbes e Jair Fernando da Cruz – representante do Comude. Também compareceram os Secretários Municipais, João Ricardo Hartmann, Thaíse Albuquerque, Cecília dos Santos, Roberto Klein, além de um grande público formado por lideranças de diversos segmentos e cidadãos em geral. Em sua manifestação, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, ressaltou a excelente mobilização da comunidade, e que tem que ser repetida em outras oportunidades. O Secretário de Desenvolvimento, Vitor Xavier, agradeceu a numerosa participação popular, e enfatizou que a união de todos é um fator decisivo no que se refere a escolha das demandas locais e eleição dos delegados para a assembleia regional em Passo Fundo. O Prefeito Renato Süss, por sua vez, destacou que a Consulta Popular, é uma maneira de se buscar mais recursos para áreas que apresentam uma maior necessidade financeira “ Este envolvimento dos cidadãos carazinhenses que estamos presenciando na tarde de terça-feira, é decisivo para que através da escolha dos delegados, possamos levar adiante nossas demandas que mais precisamos em nosso Município. Na sequencia, a Presidente do Corede, Monira Awad, coordenou a reunião e apresentou os números deste ano da C.P : Ao total o Corede Produção receberá o valor de R$ 1.713.000,00 que desta forma deverá ser distribuído: R$ 571.000,00 para a área da Saúde, R$ 571.000,00 para a área da educação e mais R$ 571.000,00 para as áreas do Desenvolvimento Rural, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde no encontro regional ficará definido se a divisão destes valores será igualitária ou proporcional aos habitantes de cada Município participante, sendo no total 21 municípios. A Assembleia Municipal, após ouvir atentamente quais as demandas elencadas pelo Governo Estadual para este ano, elegeu as 05 mais votadas que serão defendidas na Assembleia Regional que será realizada em Passo Fundo no dia 04 de agosto. Estas foram as escolhas: Reforma ou Ampliação de Unidade Básica de Saúde, Equipamentos e mobiliários básicos para as escolas de educação básica – rede estadual de ensino, Redes de cooperação, Apoio a cadeia produtiva do leite e correção do solo. Logo após foram eleitos os delegados de acordo com o número de participantes ( a cada 30 pessoas obtinha-se o direito de eleger um delegado) com direito a voto na Assembleia Regional em Passo Fundo: Elias Alves, Irineu Graebin, Mônica De Gasperi Morais, Mariane Biazus, João Ricardo Hartmann, Adair do Prado e Ivone Maria Lupatini. Além destes, o Prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores, Presidente da ACIC, Representante do Sindicato Rural, Presidente do Comude e a Delegada Regional do Corede, contam também com este expediente, sendo assim, Carazinho contará ao total com 13 delegados na Assembleia Regional.

Autor: imprensa