25 JUN 2015
SEC. SAÚDE
SMS prestou contas na Câmara Municipal de Vereadores

Na manhã de quinta-feira dia 25 de junho, tendo como local a Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu a audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, relativas ao 1º quadrimestre deste ano, ou seja, do período de 01/01/15 à 30/04/15. Estiveram presentes na oportunidade, o Secretário Municipal de Saúde, João Carlos Hartmann, o Diretor Administrativo da SMS, Valter Pereira, a Diretora Técnica da SMS, Letícia de Oliveira, a Diretora Executiva da SMS, Fernanda Zieppe, Coordenadora da Atenção Básica, Tânia Cesar, Coordenadora do CAPS, Luciara Souza, Secretária de Assistência Social, Thaíse Albuquerque, Secretária de Administração, Cecília B. dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulino de Moura e o repórter Tiago Borges. O Secretário Municipal de Saúde, João Carlos Hartmann, inicialmente destacou que este relatório de prestação de contas já havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e na sequência fez a leitura da receita e despesa do período referido. De acordo com o Secretário João, o Município teve uma despesa no valor de R$ 7.992.104,55 pagos com recursos próprios, sendo que a despesa com recursos oriundos do Estado foram no valor de R$ 2.000.977,24 e a despesa gerada com recursos oriundos da União foram no valor de R$ 5.701.984,33, sendo o valor total das despesas R$ 15.695.066,12. Sobre o repasse de recursos, o Secretário João, aproveitou para destacar que existem recursos oriundos do Governo Estadual em atraso, recursos estaduais vindo à menor e outros também a nível de Estado que não estão se concretizando. Outra observação foi em relação ao percentual que o Município de Carazinho investe em saúde pública. “ A Legislação Federal determina que os municípios brasileiros invistam no mínimo 15% do seu orçamento em saúde. Nosso Município por sua vez, investiu um percentual de 21.64% de seu orçamento ao analisarmos o primeiro quadrimestre deste ano, portanto bem acima do que determina a Legislação Federal” declarou João Carlos Hartmann. Antes do encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulino de Moura, declarou que esta gestão que está à frente da SMS, tem realizado um importante e competente trabalho. “ Gostaria que a imprensa registrasse que estou muito satisfeito com a forma que esta direção vem conduzindo a SMS, contem com o Poder Legislativo, especialmente comigo que estou à disposição para auxiliar no que for necessário a vossa Secretaria” salientou Paulino de Moura. O Secretário João, agradeceu as palavras do Presidente Paulino, e fez questão de salientar a colaboração importante do mesmo, estando sempre presente em reuniões com o objetivo de que o acerto na prorrogação do contrato para prestação de serviço entre Prefeitura e HCC fosse possível . Ao final da Audiência Pública, o relatório foi votado e aprovado pelos presentes. Os dados completos da execução da receita e despesa da Secretaria Municipal de Saúde, referentes ao 1º quadrimestre deste ano, estão no site da Prefeitura Municipal, podendo ser acessado pelo endereço eletrônico: www.carazinho.rs.gov.br – portal transparência.

Autor: Imprensa