16 JUN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
1ºG LÍDER - ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está promovendo dia 18 de junho, 1º G Líder - Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino na Sede do Grêmio Esportivo Flamengo, das 9h30min às 16 horas, tendo como público alvo todos os componentes dos Grêmios Estudantis e Orientadores Educacionais da rede municipal. Com o objetivo de incentivar a formação de lideranças, o espírito de equipe, fortalecer os laços de amizade e contribuir na formação dos estudantes.

São treze escolas de Ensino Fundamental onde os estudantes desempenham uma “atividade política, denominada de movimento estudantil – lugar onde todos exercem sua cidadania, ou seja: lutam por uma maior e melhor relação entre alunos e professores, bem como buscam uma formação escolar voltada para a realidade carazinhense, estadual e/ou do país”.

Segundo a Orientadora Educacional da rede Noeci Tereza de Lima é importante deixar claro que entre os principais objetivos dos Grêmios Estudantis pode-se destacar a contribuição para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que os colegiais tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da escola. O grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino.

Neste dia acontecerão diversas atividades, entre elas: palestra, lanche coletivo preparado pelos alunos, circuito visando o trabalho em equipe e liderança, organizado pelo Grupo de Escoteiros Cônego Sorg, momentos culturais, educacionais, desportivos e almoço de confraternização.

Em síntese, o Grêmio Estudantil de cada unidade escolar colabora para a formação de um jovem cidadão mais crítico, participativo, condutor e sujeito de sua própria história, profere Eloisa Dreyer, Secretária Municipal de Educação e Cultura.

Autor: imprensa