09 JUN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
“Pra ver a banda passar”... Banda Marcial estimula disciplina e transforma vida de alunos da Rede Municipal de Carazinho

Os versos de Chico Buarque em sua música “Estava à toa na vida e meu amor me chamou pra ver a banda passar”, estimulam o objetivo da Banda Marcial das escolas municipais de Carazinho que é intensificar os ensaios e realizar cada vez mais apresentações e participações em diferentes eventos, tanto em nosso município como em municípios vizinhos. Formada exclusivamente por alunos do 6º ao 9º ano matriculados nas escolas da rede municipal , desenvolve suas atividades semanalmente, todas as terças-feiras, realizando ensaios nos turnos da manhã e da tarde, em uma sala anexa ao Ginásio da ACAPESU, sob comando do professor regente Giuliano Borges Sanderi. Os alunos são conduzidos por transporte da SMEC, bem como recebem deliciosa merenda fornecida pelo setor de alimentação. Segundo a Coordenadora da Banda, Vânia Tavares, a cada ensaio, percebe-se o quanto os alunos estão envolvidos e se aperfeiçoando em seus instrumentos. Os ritmos tocados estão em perfeita sintonia, visto que a maioria dos alunos iniciou na banda neste ano letivo de 2015. O grupo é extremamente responsável com os cuidados destinados aos instrumentos, mantendo o ambiente organizado e limpo. Após os ensaios, cada um limpa e guarda o seu instrumento. Nestes pequenos gestos, percebe-se o fortalecimento do objetivo maior da banda, que é formar cidadãos conscientes e responsáveis. Quando há eventos para se apresentar, os instrumentos são rigorosamente revisados, os uniformes preparados. O grupo se destaca por demonstrar dedicação, senso de responsabilidade e comprometimento, correspondendo às expectativas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Autor: imprensa