26 MAI 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
BRINQUEDOTECA – Segmento ligado a SMEC

A Brinquedoteca, segmento ligado a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, instalado no prédio do CAIC, é um o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental se sinta esperada e bem-vinda.

A ideia principal, é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações; oferecer às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los; desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros; dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

A Brinquedoteca atende alunos da rede municipal de ensino, através de um cronograma pré-estabelecido. Os alunos fazem a visitação nos turnos da manhã e da tarde, sendo que o deslocamento é realizado pelo transporte escolar (SMEC), totalizando o atendimento em torno de 1000 crianças ao mês.

A Brinquedoteca também transformou-se num espaço de visitações de instituições como: cursos de magistério, universidades e outras pessoas que demonstram interesse pelo trabalho, que vem visitar e conhecer o espaço, pela diversidade de seu projeto construído com 100% de aproveitamento de material reciclado, no qual em muitos momentos se transforma em uma oficina de ideias para os visitantes. No local, além de todo o trabalho desenvolvido com as crianças, também se realiza oficinas para professores e alunos de modo geral.

A proposta da Brinquedoteca Municipal, neste ano desenvolve o tema “A DOCE ALEGRIA DA INFÂNCIA”, realizando um resgate ao brincar e as brincadeiras, num espaço privilegiado com uma ampla e rica variedade de jogos e brinquedos, proporcionando assim um eterno brincar, cheio de desafios e aprendizagens.

Eloisa Dreyer, Secretária Municipal de Educação e Cultura diz “que a Brinquedoteca, coordenada pela Professora Ivana Machado é um ambiente excelente e criativo. Um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se imagina, se constrói normas e se cria alternativas para resolver os conflitos surgidos no ato de brincar, situações que irão auxiliá-los mais tarde na vida adulta.”

A Brinquedoteca ocupa um espaço dentro de uma instituição de ensino e assegura o desenvolvimento integral da criança. Enquanto a criança brinca, naquele prazeroso espaço, ela está adquirindo várias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem, além de estimular e contribuir para a qualidade do ensino da rede.

Autor: Imprensa