08 JAN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEF DR. PIERO SASSI - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: EXERCÍCIO DE CIDADANIA EM TEMPO INTEGRAL

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Piero Sassi conta com O Programa mais Educação dentre suas atividades curriculares. No ano de 2014 esteve sob a Coordenação da Professora Zinélia D’ Ávila e na Direção da escola a professora Débora Oliveira Moreira.

O Programa objetiva atender o aluno como um ser de direitos em suas múltiplas dimensões. O Programa funciona através da Oficinas Pedagógicas, as quais são desenvolvidas em turno inverso ao das aulas regulares, turmas com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo a duração de sete horas diárias ( sendo destas, quatro horas do dia referente à hora/aula e três no atendimento integral). Atualmente, atende-se cento e dez (110) alunos. Os monitores, voluntários que atuam no Programa são em número de sete e recebem um ressarcimento para as despesas de deslocamento e alimentação, conta ainda duas monitoras contratadas pelo CIE. O Programa Mais Educação, em nossa escola, contribui de forma a melhorar o desempenho escolar, promover a inclusão; criar hábitos saudáveis e de cidadania, além de oferecer atividades esportivas (vôlei, handebol, taekwondo); culturais (música e dança); Educação Ambiental (horta e jardinagem escolar); acompanhamento pedagógico, (orientação de estudos e letramento) e atividades lúdico- recreativas.

A proposta de desenvolvendo turno integral na escola faz parte do Programa Mais Educação, integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, do Ministério da Educação, como uma estratégia do Governo Federal, através da Secretária Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, e da Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania. Recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e da SMEC.

Diversas atividades foram realizadas no decorrer do ano letivo de 2014, tais como:

• II Seminário do Conhecimento Mais Educação e Seminário Nacional Mais Cultura na Escola: Ressignificando as Interfaces da Diversidade Cultural Brasileira” nos dias 30 e 31 de 2014, Ulbra/ Carazinho-RS

• Apresentações artísticas em diversos locais: Gabinete do Prefeito, SMEC. Biblioteca, AABB, Brinquedoteca.

• Gincana Pedagógica e esportiva envolvendo os demais alunos da EMEF Dr. Piero Sassi;

• Mostra Cultural; Patronato Santo Antônio.

• Os Alunos participaram do 7º Campeonato de taekwondo no Município de Victor Graeff, onde receberam o troféu de 5º lugar e medalhas de 1º lugar em diversas modalidades as quais competiram neste evento.

Esse Projeto mostra a importância de se cuidar melhor de nossas crianças e à permanência dos alunos na escola.

Fernanda Zieppe/Imprensa

Autor: Imprensa