18 FEV 2014
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC inicia ano letivo com encontro Cultural e Pedagógico aos servidores

Na noite desta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), recepcionou os servidores das Escolas do município no auditório da ULBRA para um encontro Cultural e Pedagógico. Na oportunidade foi apresentado aos participantes um vídeo recordando todas as ações da SMEC em 2013 e outro com os projetos para 2014. Cada EMEF, EMEI, Centros e Projetos, por meio de um representante, levou ao palco a bandeira da Instituição, valorizando a importância de cada uma. Após, a mesa de autoridades foi composta pelo prefeito municipal Renato Süss, a secretária de Educação, Eloisa Dreyer, a secretária-adjunta, Liseara Guimarães, o representante da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clairton Rufatto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Neuhals, a presidente da Aprocar, Clarice Keyser, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Luís Claudiomiro de Quadros e a diretora da ULBRA Carazinho, Mari Taietti. A secretária Eloisa deu as boas vindas aos servidores, falando que a Educação precisa do compromisso, responsabilidade e união de todos, para que a escola se firme como um centro de construção de personalidades íntegras e verdadeiras e que cada educador ouse, transforme, tenha planejamento e gestão. Eloisa lembrou ainda que a SMEC sempre vai valorizar cada servidor da Rede, pois, todos são muito importantes. “Começaremos o ano com muitas mudanças, sendo que algumas foram feitas após avaliações internas que fizemos, por exemplo: mudamos a matriz curricular, incluindo aulas de música, produção textual, educação financeira e para o trânsito, dentre outras mudanças, pois, acreditamos que o futuro se faz com educação”, observou Eloisa. O prefeito Renato citou um discurso do senador trabalhista Cristovam Buarque que trata das desigualdades sociais e as diferentes oportunidades  de educação. “O quão importante seria se todos tivessem as mesmas oportunidades e nós vamos lutar por isso, oferecendo um ensino público de qualidade”, revelou o prefeito, enfatizando que a Educação tem muitos projetos bons para Carazinho. “Faremos com que nosso município seja destaque pela qualidade da educação oferecida em nossas escolas”, finalizou o prefeito. Após a fala do prefeito, o administrador de empresas, professor e consultor, Gilberto Wiesel, apresentou sua palestra motivacional, tratando da “importância do engajamento de todos nos resultados almejados”. O público interagiu com Gilberto, que incitou-os a bater palmas, cantar, dançar, motivar e abraçar o colega ao lado e que essas atitudes também sejam levadas para o dia-a-dia de cada um. Ele disse aos participantes do encontro, que o trabalho de todos é importante para que a escola e o mundo sejam cada vez melhores e que o pensamento positivo e o otimismo façam parte da rotina de todos.

Autor: Jenifer Schmidt